Lição da Escola Sabatina - Jovens - Momentos de descontração

Por mais que um pouco de estresse possa levar à ação até a pessoa mais tranquila, o estresse constante pode desmontar até a pessoa mais estável emocionalmente. Como residente de medicina, houve ocasiões em que eu tinha mais a fazer do que parecia humanamente possível, e, em vez de fazer o trabalho, eu ficava paralisado pelo medo. As ocasiões mais perigosas são aquelas em que estamos tão estressados que escolhemos uma ação – qualquer ação –, mas isso pode ser pior do que nenhuma ação.

Vemos isso no Jardim do Getsêmani. Jesus Se prepara para sofrer uma morte horrível. Em torno dEle, Seus discípulos dormem. Ele está sozinho. Numa breve reviravolta, Aquele que foi recebido em Jerusalém como um rei, de repente é preso como um criminoso. Muitos correm. Pedro, percebendo que é necessário algum tipo de ação, decepa a orelha do servo do sumo sacerdote. Jesus rapidamente o instrui a embainhar sua espada, porque aqueles que usam a espada serão destruídos por ela. Então, Ele explica que não necessita desse tipo de proteção, e que, se quisesse, pediria a Deus que legiões de anjos lutassem por Ele (Mt 26:52-54).

O que devemos fazer para evitar o estresse? Seguem-se algumas dicas:

Pare! Respire fundo. Antes de tomar qualquer atitude ou dizer qualquer palavra impensada é importante refletir. “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1:19).

Peça ajuda a Deus. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que clamaram a Ele por ajuda. Talvez a mais famosa delas tenha sido Davi. Ele escreveu muitos salmos pedindo que Deus o ajudasse. Se você quer um exemplo, leia o Salmo 102:1, 2.

Ouça a resposta de Deus. Durante todo o tempo, Jesus estava ensinando Seus discípulos sobre o reino e quem estaria nele. Mas eles não estavam ouvindo. Se estivermos ocupados demais com o estresse, não conseguiremos ouvir a resposta de Deus ao nosso clamor. Jesus declara que Suas ovelhas conhecerão e ouvirão Sua voz (Jo 10:27).

Aceite que você, sozinho, não pode consertar tudo. Só Jesus pode salvar o mundo. Adotar um “complexo de messias” só vai deixar você se sentindo um fracassado.

Mãos à Bíblia

8. Que características específicas do comportamento de Jesus Pedro usou para descrever seu Mestre? At 10:38

9. No relacionamento com outras pessoas, qual é a prioridade do cristão? Gl 6:2; Fp 2:4; Jo 15:13

Lisa D. Hermann | Nashville, EUA

0 comentários:



Blogger Templates