Lição da Escola Sabatina - Jovens - Mistério

O Antigo Testamento está cheio de histórias de pessoas que estiveram sob grande estresse. Vamos refletir em três dessas histórias na lição de hoje.

Davi. Natã mostrou a Davi que Deus sabia tudo sobre seu caso secreto com Bate-Seba e o assassinato estratégico de Urias, seu marido. Davi normalmente confessava seus pecados e os abandonava, mas não havia feito isso daquela vez. Deus esperou um ano inteiro antes de confrontar Davi com as consequências desse pecado (2Sm 12:11-14). Isso é que é estresse! Seus atos causaram a morte de seu filho, juntamente com uma longa lista de danos colaterais. Se você fosse Davi, o que teria feito? Para ele, a resposta foi simples. Leia 2Sm 12:16. Davi conhecia bem tanto a justiça quanto a misericórdia de Deus. Foi por isso que esse grande rei se prostrou diante de Deus.

Daniel. Certa tarde, Daniel atendeu à porta de sua casa e viu o capitão da guarda do rei. Ele havia sido enviado para matá-lo! O rei se esquecera de seu sonho e desejava que alguém lhe desse uma interpretação verdadeira dele. Assim, quando surgiu a pressão, o que Daniel fez? Leia Daniel 2:17, 18. Ele conhecia somente uma Fonte que podia revelar os segredos do futuro: o Deus do Céu.

José. Nascido numa família desestruturada, favorecido acima dos irmãos mais velhos, José foi criado para ser o “diretor da empresa da família”. Certo dia, seus irmãos ciumentos procuraram vingança, tramando sua morte, mas Rúbem deteve o plano. Em seguida, Judá sugeriu que o vendessem como escravo! No entanto, sabemos que, apesar de tudo, José não se esqueceu de Deus, e, em meio a dificuldades e provas, sua vida foi grandemente abençoada no Egito.

Mãos à Bíblia

6. Leia Marcos 6:31. Que lição podemos tirar desse episódio? Com que frequência você faz isso? Ou será que você sempre tem uma desculpa?

Falando de Jesus, Ellen G. White escreveu: “Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza. [...] O alvorecer frequentemente O encontrava em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Dessas horas quietas voltava para casa, a fim de retomar Seus deveres e dar exemplo de paciente labor” (O Desejado de Todas as Nações, p. 90).

7. Que outro refúgio tinha Jesus? Mt 21:17, Mc 11:11

“Nosso Salvador apreciava um lar tranquilo e ouvintes interessados. Anelava a ternura, a cortesia e o afeto humanos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 524).

Jimmy Self | Franklin, EUA

0 comentários:



Blogger Templates