Lição da Escola Sabatina - Jovens - Estresse financeiro e ansiedade

Sam era muito inteligente. Abandonou a universidade no primeiro ano porque achava que a faculdade era muito lenta. Tinha uma habilidade incrível para entrevistas, e por isso não demorou muito para arranjar um trabalho bem remunerado. Também tinha boas habilidades sociais, e o apartamento que alugou era um centro de atividade para seu vasto círculo de amigos não adventistas.

Certo mês, porém, o departamento de contabilidade da empresa em que ele trabalhava cometeu um erro, e Sam não recebeu salário naquele mês. Apresentou todos os argumentos para receber o salário, mas eles acharam que ele poderia viver de suas economias até o próximo pagamento. Mas Sam não tinha economias. O que ganhava dava só para pagar as contas. Ele precisava pagar o aluguel, e seus compromissos sociais tinham de continuar para preservar sua imagem. Ele ficou preocupado e ansioso. Ficou menos concentrado no trabalho. A crise econômica estava afetando todos os negócios, até que ele viu seu nome na primeira lista de demissões.

Estressado, escreveu para um conhecido: “Sei que faz muito tempo que não lhe escrevo, e sinto muito por isso. ... Bem, no momento, as coisas não estão indo muito bem para mim. Perdi meu emprego dois meses atrás, e desde então estou procurando outro. As coisas estão tão ruins, que estou ficando louco. ... Preciso muito tomar algum dinheiro emprestado com você até que possa me erguer de novo. Não sei se você tem algum dinheiro para emprestar, mas orei, e quando acordei você estava em minha mente”.

Para reduzir a ansiedade entre Seu povo, Deus instruiu José a poupar durante os sete anos de fartura, para quando viesse a crise econômica (Gênesis 41). Evitar a ansiedade é uma lição geral que todos devemos aprender. Quando fazemos o que Deus nos orienta, recebemos o conforto de Suas promessas. As flores do campo não trabalham, mas são conservadas belas (Mt 6:25-34). Paulo acrescenta: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura.” (Fp 4:12). A graça de Deus proporciona ajuda a todos os que estão em dificuldades. Sam aprendeu sua lição. Agora está comprando sua casa, faz sua poupança de maneira sensata e está feliz em seu emprego e participa na igreja.

Mãos à Bíblia

2. Qual era a fonte de medo de Abrão? Que razões válidas ele tinha para temer? Gn 15:1-3

3. Em que circunstâncias Deus enviou mensagens tranquilizadoras dizendo às pessoas que não temessem? Dt 31:8; 2Cr 20:17; Lc 21:9; Jo 14:27

Albert A. C. Waite
Berkshire, EUA









0 comentários:



Blogger Templates