Lição da Escola Sabatina - Jovens - Creia no amanhã

Hoje em dia, há muitas coisas com as quais nos preocuparmos. O sono foge de nós, porque estamos nos perguntamos se vamos pagar certas coisas ou terminar um trabalho. Preocupamo-nos quanto a sermos capazes de enfrentar as situações, ou quanto ao que o futuro trará. “Manifesta-se tal peso de ansiedade, que quase se pode supor que não temos um Salvador compassivo e amoroso, pronto a ouvir todas as nossas petições e a ser para nós um socorro bem presente em todos os momentos de necessidade” (Ellen G. White, Este Dia com Deus [MM 1980], p. 40).

A ansiedade entrou no mundo com o pecado (Gn 3:6-10). Às vezes parece que o pecado e a ansiedade caminham de mãos dadas. Quando nos sentimos ansiosos, às vezes somos coagidos a agir contra o que cremos. O pecado nos afasta de Deus e nos aproxima ainda mais da ansiedade. Por exemplo, se você está preocupado com dinheiro, é possível que seja tentado a trabalhar no sábado.

Se cremos que Deus está cuidando de nós, por que nos preocupamos? A preocupação significa que não temos fé suficiente? Jesus repetiu várias vezes Sua insatisfação com os discípulos: “Homens de pequena fé” (Mt 8:23-26)! Ele compreende que, para confiarmos em Deus, precisamos de fé, e que a fé aumenta nossa confiança nEle. Desde a Queda, Deus está procurando nos dar a certeza de que Ele está cuidando de todas as nossas necessidades (Gn 15:1; Mt 6:28-32). Isto não só deve nos acalmar, mas também aumentar nossa fé.

Ao longo de toda a nossa vida, uma das maiores preocupações diz respeito ao que o futuro trará. É assustador marchar rumo ao desconhecido. Contudo, Deus tem um plano para cada um de nós (Jr 29:11). Muitas vezes é difícil nos lembrarmos disso, mas, se colocarmos toda a nossa confiança em Deus, Ele nos abençoará. Há pouco tempo, cheguei a pensar que não poderia concluir meu curso, por causa de uma preocupação. Durante dias a dor e a ansiedade esmagaram meu coração. Mas, quando me lembrei de que Deus só quer o melhor para mim, minha preocupação desapareceu, o assunto se resolveu e me senti mais forte para demonstrar minha fé a meus colegas de classe. “Se tão-somente crêssemos ... plenamente [em Cristo], todas as ansiedades inúteis desapareceriam” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 472).

Uma das melhores maneiras de impedir a ansiedade é ter um bom relacionamento com Deus. A Bíblia nos mostra que Ele Se importa conosco e que orar a respeito de nossos problemas desenvolve nossa confiança nEle. Ele responde a todos. Ele me respondeu.

Mãos à Bíblia

1. Faça uma reflexão sobre a preocupação, escrevendo em pedaços de papel separados as coisas com as quais você se preocupa. Então, se sente em algum lugar tranquilo, segurando um pedaço de papel por vez. Dê cada uma dessas preocupações a Deus, tomando tempo em silêncio para ouvir Sua resposta.
2. Se você está ansioso com respeito a sua saúde, faça um checkup médico.
3. Liste as coisas que preocupam você no lado esquerdo de uma folha de papel. Depois escreva, no lado direito do papel, possíveis soluções ou maneiras de deixar de se preocupar.

Edit Liebhardt | Berkshire, Reino Unido



2 comentários:



Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Vânia!!

Graça e Paz amada!!!

Cada estudo profundo e edificante.

Vou lê-los com muita atenção.

beijos no seu coração.

Suely

Cida Kuntze disse...

Olá Vania querida!
As lições dos jovens quanto a dos adultos tem sido benção não é mesmo?
Estou gostando muito de acompanhar a dos jovens aqui.
Beijinhos e uma abençoada semana.

Blogger Templates