Lição da Escola Sabatina - Bons Pensamentos - Pensamento como fonte de angústia

2. Segunda: Pensamento como fonte de angústia

O pensamento pode ter três características gerais: refletir sobre algo que aconteceu; servir como interação social e servir como fonte de projeções, novas idéias e criatividade. Vamos analisar a terceira característica, que para o estudo de hoje, é importante.

É pelo pensamento que criamos, inovamos, desenvolvemos. Por exemplo, dias atrás eu possuía umas tábuas de pinho velhas, de mais de 60 anos. Eram feias e sua pintura de um lado era camada sobre camada de tinta, e do outro lado, um acumulo de décadas de pó. Em alguns pontos as tábuas estavam podres, mas em outros, estavam boas. E era madeira de pinho! Então examinei essas tábuas, e comecei a imaginar, o que poderia fazer com elas. E no pensamento foi-se desenvolvendo um projeto de um banco de jardim, que fosse reclinável. Então, projeto imaginado, passei-o para o papel num desenho. Dias depois, com algumas máquinas passei a serrar, aplainar, lixar, colar, pregar e passar verniz. O banco estava pronto, e não é possível dizer que foi feito de tábuas feias e velhas. Não só ficou bonito como bem confortável. Até dá para sentar nele.

Esse é o pensamento criativo. Por meio dele podemos inventar uma infinidade de coisas, podemos desenvolver a ciência, desenvolver tecnologia, fazer pesquisas para encontrar a cura de doenças, melhorar a qualidade de vida, fazer o bem, e muito mais.

Mas, esse pensamento também é perigoso, se mal conduzido. Podemos imaginar coisas ruins, tal como imaginar que alguma pessoa tem algum projeto de maldade contra nós, mas que pode ser totalmente irreal. Ou que nós vamos nos dar mal em algo que iremos fazer. E nesses casos, esse pensamento vai acumulando idéia após idéia, assim se fortalecendo e vai construindo um cenário pessimista, e a pessoa sofre com pensamentos que nada tem a ver com a realidade.

Ela forma em sua mente esses cenários negativistas, e acredita neles, pensa que são realidade, e pode adoecer com o sofrimento, e até morrer de doenças originadas por pensamentos muitas vezes sem fundamento em algo verídico. É que o pensamento é muito poderoso sobre a nossa própria mente e sobre o corpo.

Vamos refletir um pouco sobre o poder do pensamento. Em DEUS, o Seu pensamento é o máximo do poder. Ele é capaz de, por meio do pensamento, criar o Universo, como fez. É capaz de, pelo pensamento, projetar a extrema complexidade de um ser vivo, e ordenar que esse ser exista tal como imaginou (ou projetou), e fazer esse ser existir, sem, ao menos necessitar de matéria anterior. Esse sim é pensamento poderoso. DEUS é poderoso e pode fazer o que desejar por meio do pensamento. Nós podemos também fazer projetos por meio de pensamentos, mas necessitamos das mãos e das ferramentas para tornar esses projetos em realidade.

Nós, por meio do pensamento, fundamentado em conhecimento (assim como DEUS também faz), podemos elaborar planos, projetos e desenvolver idéias a ponto de realizarmos grandes empreendimentos. Um exemplo são as viagens espaciais. Portanto, o pensamento, mesmo em seres humanos finitos e pecadores, ainda é muito poderoso, tanto para o bem como para o mal (isso depende da pessoa e de seus princípios de vida).

Portanto, com a mente que temos, tanto podemos desenvolver poderosos pensamentos positivos, construtivos, pelos quais fazer grande bem a muitas pessoas, e a nós mesmos, como também podemos destruir por meio dos pensamentos muitas pessoas e a nós mesmos. Todos os projetos e realizações se originam em pensamentos, seja em DEUS, seja nos seres humanos.

Finalizando, se nos acostumarmos a ter pensamentos positivos e construtivos, assim será a nossa vida, com realizações boas; mas, se nos acostumarmos com pensamentos negativistas, nós mesmos iremos sofrer com angústias, e faremos muita gente sofrer por causa desses pensamentos, principalmente os familiares e conhecidos.

Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates