Lição da Escola Sabatina - Jovens - A vida é curta demais

Em algum momento, todos enfrentamos situações que podem nos deixar ansiosos. Quando as enfrentarmos, o que poderemos fazer para reagir da melhor maneira possível?

Converse. Fale com amigos e familiares tementes a Deus sobre o que está incomodando você. Embora um problema partilhado nem sempre seja um problema dividido, há uma nova perspectiva a ser ganha com aqueles que nos cercam. Contudo, Deus não deseja simplesmente que nos concentremos em partilhar nossos problemas e pedir conselhos a outras pessoas. Como o escultor de nossa psiquê, Ele está ciente de nossas ansiedades e conhece nossos pensamentos antes de nós mesmos. Ele deseja que Lhe contemos nossos problemas (Fp 4:6, 7). Ele está na melhor posição para nos apoiar e nos ajudar a atravessar as situações mais difíceis (Sl 46:1). Se você achar difícil expressar audivelmente suas preocupações a Deus, tente escrevê-las. Então, ore a respeito delas e peça paz e direção.

Cuide-se. Até mesmo a “ansiedade leve”, como os médicos a denominam, pode causar alguns dos efeitos colaterais já mencionados nesta semana. Quando nosso corpo é colocado sob uma medida extra de estresse, precisa de apoio extra. Não se esqueça de dar a si mesmo tempo para se descontrair antes de ir para a cama. Faça refeições regulares e nutritivas e exercite-se ao ar livre.

Realinhe sua perspectiva. Às vezes nos permitimos ficar ansiosos porque nos esquecemos da verdadeira natureza de nossa situação. Somos filhos queridos do mais poderoso e compreensivo Deus que se possa imaginar. A Bíblia diz que Ele conhece o fim desde o princípio (Is 46:10), que Ele sabe o que é melhor para nós (Mt 7:11) e nunca nos deixará (Mt 28:20). Para não ficarmos ansiosos, precisamos chegar ao ponto em que podemos ter certeza de que Deus cuidará de todos os aspectos de nossa vida. Quando você orar, tente sempre reconhecer que Deus é Quem Ele diz ser. Agradeça-Lhe porque Ele está no controle de tudo e louve-O, porque Ele sabe o que é melhor para você em todas as situações.

Mãos à Bíblia

8. Que conselho Jesus nos dá quanto ao dia de amanhã? Como podemos fazer o que Ele diz? Por que isso é tão importante? Mt 6:34

Jesus não nos pede que ignoremos o planejamento nem que sejamos descuidados. Simplesmente nos aconselha a não nos preocuparmos com o que não podemos controlar.

9. O contentamento é um antídoto contra a ansiedade. Que exemplo de contentamento você encontra na experiência de Paulo? Fp 4:11, 12

Peter Manners-Smith | Berkshire, Reino Unido


0 comentários:



Blogger Templates