Lição da Escola Sabatina - Jovens - Pensamentos celestiais

A incerteza pode surgir de muitas direções. Se deixada livre, ela pode levar à dúvida. A dúvida pode levar ao medo; o medo, à ansiedade; a ansiedade, ao estresse; o estresse, à depressão, e a depressão – se não tratada – pode levar à morte.

“O povo que escutava as palavras de Cristo, ainda aguardava ansiosamente qualquer anúncio do reino terrestre. Enquanto Jesus lhes descerrava os tesouros do Céu, a questão principal em muitos espíritos era: ‘Em que maneira podemos, ligando-nos a Ele, aumentar nossas perspectivas terrenas?’ Jesus mostrou como, fazendo das coisas do mundo sua suprema ansiedade, eles se assemelhavam às nações pagãs que os rodeavam, vivendo como se não existisse Deus, com Seu terno cuidado em torno de Suas criaturas” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 98, 99).

“Talvez os negócios possam lhe causar preocupações, com perspectivas cada vez mais sombrias, e você esteja ameaçado de uma perda. Entretanto, não se desanime; entregue ao Senhor suas preocupações e permaneça calmo e satisfeito. Peça sabedoria para dirigir seus negócios de modo prudente, podendo evitar, assim, o prejuízo e o desastre. Faça tudo que estiver ao seu alcance a fim de conseguir resultados favoráveis. Jesus prometeu Seu auxílio, mas não dispensa nossos esforços. ...

“Não é vontade de Deus que Seu povo ande curvado ao peso dos problemas. Entretanto, o Salvador não nos engana. Ele não promete: ‘Não tenha medo; sua estrada será livre de perigos.’ Ele sabe que há provações e dificuldades e é sincero conosco. Não propõe tirar Seu povo de um mundo de males e pecados, mas indica-lhes o refúgio infalível. Sua oração em favor dos discípulos foi: ‘Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do diabo.’ ‘No mundo,’ diz Ele, ‘vocês vão sofrer; mas tenham coragem! Eu venci o mundo’” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 122, 123).

“As palavras de nosso Salvador: ‘Vinde a Mim, ... e Eu vos aliviarei’ (Mt 11:28) são uma receita para a cura dos males físicos, mentais e espirituais. Embora os homens hajam trazido sobre si o sofrimento por causa de suas más ações, Ele os olha com piedade. NEle podem encontrar socorro. Grandes coisas fará por aqueles que nEle confiam” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 115).

Mãos à Bíblia

7. Além do conselho amável de Jesus de evitar a preocupação, que lições podemos obter deste trecho do Sermão do Monte? Mt 6:25-33

Neste texto poderoso, Jesus ensina vários princípios que, se forem seguidos cuidadosamente, podem proteger o cristão de muita angústia. (1) Mantenha as coisas em perspectiva (v. 25); a rotina diária pode nos distrair daquilo que cremos ser fundamental. (2) Obtenha inspiração das coisas simples da natureza (v. 26, 28-30). (3) A preocupação é inútil e sem sentido (v. 27). Analisar problemas em busca de soluções é necessário, mas se preocupar sem encontrar uma alternativa viável só aumenta o lado negativo das coisas. (4) Endireite suas prioridades (v. 33). “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Mark Owens | Hampshire, Inglaterra

0 comentários:



Blogger Templates