Lição da Escola Sabatina - Bons Pensamentos - Pensamentos: a raiz do comportamento

1. Primeiro dia: Pensamentos: a raiz do comportamento

Retomando o estudo, como somos seres racionais, tudo o que fazemos é precedido de pensamentos que são baseados naquilo que cremos, os princípios de vida. Os Dez Mandamentos são os princípios originais de vida. Por eles os seres racionais sabem que tem uma ligação de amor com DEUS e outra ligação de amor com o próximo. E essa é a ciência da vida eterna. Se um ser racional tem por princípio em sua mente esses mandamentos, seus pensamentos serão neles fundamentados, seu caráter será formado por bons princípios, e seus hábitos serão construídos por esses princípios, e, portanto, seus pensamentos e suas ações serão conforme esses hábitos assim fundamentados.

É dessa pessoa que a Bíblia diz que é um homem bom, tem um bom tesouro no coração (caráter e mente), e de lá tira bons pensamentos (Lucas 6:45). Mas geralmente o homem é continuamente mau, isto é, não está sendo transformado pelo poder de DEUS; portanto, como diz em Marcos 7:21 a 23, é do coração que os maus homens tiram maus desígnios, porque sua inclinação é sempre para a maldade.

Ao longo da história o ser humano foi sendo degenerado pela ação da prática do pecado. Ou seja, em sua mente foram sendo colocados pensamentos de maldade, que o tornou cada vez mais mau. Em nossos dias os meios de informação são pródigos para disseminar maldade, como a imoralidade, a violência e a vingança. A televisão, por exemplo, faz isso ao vivo, a cores, em tempo real. É bem fácil ver alguma câmera flagrando um ser humano matando outro, e as redes de televisão apresentam e reprisam isso inúmeras vezes.

Essas cenas proporcionam grande audiência, pois o ser humano pecador, de inclinação para a carne, aprecia tais cenas, e por elas, vai-se tornando cada vez mais propenso a ser também cada vez mais vio-lento. Vivemos num mundo que se pode classificar como uma escola de crime e desobediência ao que é bom.

E agora, meu irmão, como vencer a nossa inclinação para o mal? Uma providência é não assistir tais cenas. Mas não assistir mesmo. Elas em nada contribuem para a nossa edificação espiritual e muito menos não preparam para a salvação, nem ajudam a formar um bom caráter. Portanto, devem ser evitadas.

Mas nem sempre é possível evitar. O mundo está tão cheio, por exemplo, de pornografia, que caminhando na rua, não se tem como evitar ver cenas que degeneram o caráter. Aliás, falando bem realisticamente, nem mesmo dentro da igreja essas cenas são evitadas. Então, como se preservar de ser afetado pelas ditas tenta-ções?

Na lição se discute o que a ciência sugere, ou seja, saber identificar de imediato os maus pensamentos, que sempre precedem os maus atos, então, trocá-los por outros pensamentos diferentes, que sejam atraentes e que substituam aqueles. Nem sei porque a lição acrescentou essa fórmula, e deixou de se referir sobre a ori-entação bíblica. Não sou contra a ciência, mas a Bíblia é sempre segura.

O que sugerimos fazer, com base na Bíblia? Simples, percebendo algum mau pensamento, que não condiz com os princípios de vida que governam a nossa mente, que uma boa consciência detecta facilmente, de imediato faça uma oração pedindo poder de DEUS para que vença esses pensamentos e que eles desapareçam. Fazer isso tantas vezes quantas for necessário, até que tais pensamentos sejam definitivamente superados. Assim se pode vencer qualquer tentação. Ou seja, é quando algo de ruim se inicia em nossa mente que mais devemos orar, mesmo que seja uma oração silenciosa, em pensamento, caminhando na rua. Então, aos poucos, o ESPÍRITO SANTO vai transformando a pessoa e tornando-a mais forte contra as ciladas de satanás.

Comentário de Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates