Lição da Escola Sabatina - Poder de Recuperação - O segredo de estar contente

5. Quinta: O segredo de estar contente

O principal a se buscar para viver com qualidade de vida é estar “em paz com DEUS”. Os personagens do passado que viveram próximos a DEUS possuíam essa paz. Mas que paz é essa? É não ter o sentimento de culpa, ou, sentir-se perdoado. É mais que isso. É ter vivido de um modo que, quando chegar a idade mais avançada, não ter muitas coisas de que se envergonhar ou lamentar.

Por exemplo, um marido que bate na esposa, que testemunho ele dá aos filhos? Então, um dia desses ele se arrepende, pede perdão a DEUS e a esposa e aos filhos, e muda de atitude. Isso é muito bom. Mas há um porém: aquela história permanece no currículo dele na mente da esposa, dos filhos e de muitas pessoas.

Embora arrependido e transformado, aqui na Terra essa é uma passagem negativa que ele vai ter que suportar pelo resto de sua vida. Se um dia comemorarem, digamos, 60 anos de casados, essa parte será lembrada, mas deverá não ser pronunciada. É uma parte vergonhosa que ele agora estará lamentando ter feito. Que bom fosse se naqueles dias passados não tivesse realizado aquela brutalidade.

Estar em paz com DEUS é estar arrependido e se sentir perdoado, e, então, daí em diante, mudar de vida. Logo, quanto antes na vida alguém se entrega a DEUS, menos fatos fará dos quais não só o arrependimento será suficiente, e sim, também o esquecimento de coisas vergonhosas será necessário. Mencionamos um caso real bem comum, mas esse passado poderia ter sido pior. Digamos que a pessoa tenha se arrependido de ter matado alguém, ou de ter abusado sexualmente de outra pessoa, ou de ter sido traficante de drogas, coisas assim. O que fez no passado, do qual se arrependeu, teve consequências que ele não pode repor, e que não gosta de lembrar, pois, mesmo perdoado, ainda há pessoas sofrendo pelo que fez ou deixou de fazer. Portanto, quanto antes na vida ocorrer a verdadeira e total entrega a JESUS, mais motivos terá para viver contente sem remorsos do passado.

É realmente diferente poder dizer: este homem ou esta mulher, se arrependeu, mudou de vida e se tornou um verdadeiro cristão ou uma verdadeira cristã, e dizer: este sempre foi um verdadeiro cristão ou uma verdadeira cristã. Os dois se salvam para a vida eterna, mas a segunda pessoa prejudicou menos a outros que a primeira. Isso é importante, e é motivo de contentamento. Portanto, seja lá qual for a sua situação, se houver necessidade de mudança de vida, faça agora mesmo sua entrega a JESUS, e lute pela transformação, fazendo sua parte que DEUS fará a dEle.

Que coisas produzem contentamento? Há dois grupos de contentamento: um que é duradouro e outro passageiro. O primeiro grupo contém fontes de contentamento tais como: esperança da vida eterna; ter fé crescente em DEUS; sentir-se sendo transformado pelo poder do ESPÍRITO SANTO; agir em favor de outras pessoas fazendo algum bem a elas; andar com DEUS e estar em paz com Ele, isto é, sentir-se perdoado; aprender sobre a verdade bíblica; estudar as profecias e sentir que a segunda vinda se aproxima; ficar meditando nas coisas do alto; livrar-se de alguma coisa que o prendia aqui à Terra; mudar de vida para maior intimidade com JESUS; levar uma pessoa ao arrependimento; dar um estudo bíblico; dar um testemunho sobre a verdade; escrever sobre a verdade; dar conselhos às pessoas em necessidade psicológica; socorrer um pobre; sofrer por JESUS por se manter fiel; ter uma família que cresce espiritualmente; fazer o culto familiar; recrear-se de forma sadia, não competitiva; estar com DEUS no por do sol na entrada do sábado; cultivar espiritualmente as horas do sábado; rever amigos e saber que se converteram (tenho alunos que anos mais tarde se converteram); perceber que há pessoas que se iluminam pelo testemunho que dá; orientar pessoas espiritualmente... Motivos para o verdadeiro contentamento não faltam, há muitos mais. E esse tipo de contentamento inibe as preocupações e até a depressão; eles nem chegam a se manifestar.

Há também coisas que produzem contentamento passageiro, ou seja, nunca satisfazem, isso quando não produzem mal estar posterior. Exemplos: viver ansioso por seguir as mudanças da moda; lutar por riquezas, prestígio, poder, status, fama; adquirir um carro novo (não há erro nisso, mas muitos o tem por fonte de prestígio); espírito competitivo, até na recreação e esportes; centrar no “eu”; gostar de elogios, etc. (vamos deixar essa lista mais curta).

Paulo disse “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fil. 4:11) porque ele entendia que podia tudo naquele que o fortalecia, ou seja, ele vivia em paz com DEUS. Ele saiu da classe privilegiada dos judeus, tinha status social, mas, por seguir a CRISTO, isso se tornou irrelevante, não era o principal em sua vida. Por exemplo, antes, ser cidadão romano era status e prestígio, mas agora, uma vez convertido, servia para se proteger eventualmente de perseguições, e assim continuar na obra da pregação. Mudou tudo na vida de Paulo, e ele centrou a importância dessa vida em CRISTO. Aí descobriu a verdadeira fonte da felicidade, que se situa na esperança da vida eterna.

Comentário de Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates