Lição da Escola Sabatina - Bons Pensamentos - Os pensamentos de nosso coração

4. Quarta: Os pensamentos de nosso coração

Há quatro interessados em que se passa em nossa mente, no nosso íntimo: DEUS, satanás, outras pessoas, e nós mesmos. Desses quatro, DEUS sabe tudo o que se passa ali, e, pasmem, em segundo lugar, quem mais sabe não somos nós nem as outras pessoas, mas satanás.

Diz a ciência que mais de 99% de nossa atividade mental é desconhecida de nós mesmos, pois se passa no inconsciente, e aflora quando chega o momento certo. Mas DEUS conhece esses pensamentos. Aliás, Ele sabe que pensamentos ainda teremos, aqueles que serão processados no futuro. Satanás é muito poderoso para saber o que há em nossa mente. Ele não consegue ler pensamentos, tal poder não possui. Mas ele é um inteligentíssimo psicólogo, e tudo o que memoriza, não esquece mais, e pelo que falamos e fazemos, elabora um dossiê da mente de cada ser humano, e em sua mente privilegiada, nem precisa anotar esse dossiê em algum lugar, ele armazena tudo na mente dele. Portanto, por meio de seus anjos, ele está nos observando continuamente, e conhece bem nossos pontos fortes e pontos fracos, e tem preciso diagnóstico do que somos e, portanto, do conteúdo de nossa mente. Por meio desse conhecimento ele e seus anjos elaboram planos individualizados para cada ser humano, em especial, para aqueles que são fiéis a DEUS, e que fazem atividades para que outros sejam salvos. Esses são especialmente focados pelo inimigo para serem derrubados. Por isso devemos levar uma vida discreta, todos os dias em oração, para sermos transformados, e que nossos pontos fracos sejam mudados, que naquilo que mais facilmente somos tentados sejamos fortalecidos. Em outras palavras, devemos andar com DEUS, como Enoque, para que satanás obtenha menos quantidade de informações a nosso respeito, e os planos que, mesmo assim, ele elaborar contra nós, não surtam efeito.

DEUS conhece o coração de cada ser humano, isto é, a mente (e o corpo inteiro), como está em 1 Reis 8:39 e 1 Samuel 16:7.

"ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens";

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração".

É o único Ser no Universo que tem essa capacidade. Como Criador, e como Rei do Universo, que governa por leis sábias e boas toda a criação, para ser Rei assim, precisa, de fato, ter conhecimento até mesmo dos pensamentos de suas criaturas. Se alguém planeja algo contra DEUS, Ele precisa saber disso. Ele usa esse conhecimento para o bem, mas não interfere jamais em nossa liberdade, que é um dom que Ele nos dá. A liberdade de decisão é concedida por DEUS, não por algum grupo ativista de direitos humanos (qualquer grupo ativista de direitos humanos, por meios indiretos, defende a liberdade individual porque a obteve de DEUS, mesmo que não creia nEle).

Pensando bem, DEUS é o único ser no Universo capaz de governar. Como alguém quer governar sem ter todo o conhecimento do que se passa em seu reino? Por exemplo, a presidente do Brasil governa com parcial informação do que se passa nesse imenso país. A presidenta Dilma nem sabe direito o que se passa em sua própria mente, muito menos na de seus assessores diretos, os ministros, e muito menos nas mentes dos cidadãos do Brasil. Mas DEUS não é fraco, Ele é onisciente, sabe tudo, e assim é capaz de governar com justiça e retidão, e não é pego de surpresa, pode por exemplo planejar antes de algum fato acontecer.

Assim Ele planejou a redenção do homem antes do pecado se materializar.

Mas, mesmo DEUS tendo todo esse poder, é inútil nos policiar quanto ao que pensar, pois Ele vai saber.

Não é assim o nosso relacionamento com DEUS. Ele não está o tempo todo nos espiando para ver onde vamos errar e assim então nos enquadrar para punir. É exatamente o contrário. Ele sempre sabe o que se passa conosco, não para punir, mas para perdoar. Até mesmo antes de pecarmos Ele já havia providenciado um plano para nos perdoar e nos livrar da morte eterna. É para esse fim que DEUS utiliza seus privilegiados poderes.

Portanto, o que nós devemos fazer é confiar nEle, e nos entregar cada dia a Ele, com humildade de coração, para que nos transforme e nos recondicione em seres perfeitos outra vez. Isso só Ele é capaz de fazer, pois para tanto precisa poder e precisa saber o que fazer, ou seja, precisa além do poder, ter conhecimento do que tirar da mente, o que deixar lá e o que levar a pessoa a aprender para substituir o que de lá foi tirado.

Comentário de Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates