Estudo nº 6 - O Apocalipse Diz Que Jesus Voltará

Assim como nosso Senhor Jesus Cristo é o personagem central do Apocalipse, a segunda vinda de Cristo em glória e majestade é o acontecimento mais importante deste livro profético. Cada cena do estremecedor drama profético do Apocalipse aponta para o retorno de Jesus. É a culminação do grande conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás será acorrentado e finalmente destruído.

1. Segundo a revelação do Apocalipse, quantos verão a segunda vinda de Jesus? Apocalipse 1:7

Nota: O retorno de Cristo em glória e majestade é também "a bem-aventurada esperança" de toda a Bíblia ( Tito 2:13 ). O Novo Testamento se refere a ela num versículo de cada onze, e Moody dizia que na Bíblia toda há umas 2.500 referências. Uma das impressioantes descrições está em Apocalipse 19:11-16.

ENGANOS SATÂNICOS ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Você se surpreende com a idéia de que Satanás tratará de enganar a respeito da segunda vinda de Cristo? Ele já o fez quando ocorreu o primeiro advento. Apesar de existirem não menos de trezentas profecias do Antigo Testamento sobre a primeira vinda de Cristo, Satanás conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo foi tomado de surpresa, sem se preocupar.

2. Respondendo à pergunta sobre Sua segunda vinda, que surpreendente advertência fez Jesus? Mateus 24:4, 5.

3. Que classe de espíritos faria grandes enganos? Apocalipse 16:13,14.

4. Quem haveria de transformar-se em anjo de luz, e que acontecerá com ele ao vir Jesus? II Coríntios 11:14; II Tessalonicenses 2:8-10.

Nota: Estes versos poderiam sugerir a idéia de que a diabo tratará de enganar imitando a segunda vinda de Cristo. Não esqueçamos que São Mateus 24:24 diz que apareceriam falsos cristos.

COMO JESUS VIRÁ

5. Que declaração de Jesus Cristo revela que Sua segunda vinda não será secreta? São Mateus 24:23-27.

Nota: Não há nada de secreto nos relâmpagos, figura usada por Jesus para dizer que vira em forma pública. Isto se harmoniza com o que foi profetizado no Salmo 50:3-6 , que diz: "Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a Terra para julgar o seu povo..." A mesma realidade reflete Jeremias 25:30-35 onde diz: "...O Senhor lá do alto rugirá, e da Sua santa morada fará ouvir a Sua voz ... Chegará o estrondo até à extremidade da Terra, porque o Senhor tem contenda com as nações..." Em 1 Tessalonicenses 4:16 , S. Paulo declara que "o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus,..." Não há nada de secreto nem silencioso no mais espetacular acontecimento que este planeta verá: o retorno de Jesus.

6. A esta altura de nosso estudo poderiam surgir algumas perguntas lógicas:

a. Será em forma pessoal?; Atos 1:11 e 1 Tessalonicenses 4:16

b. Será em forma real? João 20:24-29: Lucas 23:36-43,50,51 e Atos 1:11

c. Será em forma visível? Apocalipse 1:7

7. Quem acompanhará a Jesus e que farão os acompanhantes? São Mateus 24:31.

Nota: Os anjos de Jesus recolherão a todos os escolhidos ou fiéis. Os que morreram amparados pela graça de Deus, havendo aceitado a Jesus como seu Salvador e Mediador, ressuscitarão ( 1 Tessalonicenses 4:13-16 ), e formarão um mesmo grupo com os fiéis crentes em Jesus que estarão vivos. Todos ascenderão nas nuvens para estar sempre com o Senhor ( 1 Tessalonicenses 4:17 ). A ascensão será possível porque o Senhor transformará nosso corpo à semelhança do que Ele tinha ao ascender ao Céu ( 1 Coríntios 15:51-54; Filipenses 3:20, 21 ).

PROPÓSITOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

8. De acordo com a revelação que Cristo faz em Apocalipse, para que virá? Apocalipse 22:12

9. Qual será a reação dos infiéis e dos justos diante da vinda de Jesus? Apocalipse 6:14-17; Isaias 25:8, 9.

Nota: A diferença não obedece a discriminações. Esta determinada pela aceitação ou rejeição de Cristo. (Veja a importante revelação feita por Jesus e registrada por João o autor do livro de Apocalipse em São João 3:16-18 .) A aceitação de Cristo é expressa pelo respeito e fidelidade a Suas leis ( São Mateus 7:21-23 ) e a Sua palavra ( São Mateus 7:24-27 ).
QUE ACONTECERÁ DEPOIS

(No próximo estudo analisaremos o aprisionamento e destruição de Satanás. Também deixaremos para um estudo posterior o assunto relativo às características da Terra depois do retorna de Jesus.)

10. Quais serão as condições de vida que Jesus estabelecerá depois de Sua segunda vinda? Apocalipse 21:4.

MINHA DECISÃO - Considerando que nosso Senhor Jesus Cristo voltará para terminar com as injustiças, a dor, o pecado e que estabelecerá um reino eterno, sem corrupção, decido perparar-me de acordo com a Palavra de Deus para receber com aleria a meu Senhor Jesus.

0 comentários:



Blogger Templates