Mudança de planos

Semana passada eu preparava a lição para a sala dos juvenis, quando me veio um ensinamento muito pertinente, principalmente a esses dias de final de ano. Como de costume, o ano vai terminando e começamos a analizá-lo. O que planejamos, o que realmente aconteceu. Algumas frustações aparecem, coisas que tínhamos tanta certeza que aconteceriam, não foram realizadas; em contra partida, situações inesperadas marcaram alguns dias do ano.

A lição falava do nascimento de Jesus para José e Maria, especificamente na visão de José. Imagino os preparativos de José para os dias que estavam para acontecer. Eles estavam prestes a começar uma vida juntos, já deveria ter preparado o dote, imagino que desejavam ter muitos filhos, era o costume. Surpreendentemente Maria já estava grávida. Diz a Bíblia que "Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente." (Mateus 1:19) Seus planos para o casamento mudaram ali.

Deram lugar ao medo de ter um filho primogênito que não era seu, ao medo do castido que Maria poderia sofrer por esse escândalo, quem sabe, decepção porque tudo não aconteceria como o planejado. Mas Deus revelou a José em sonho, mostrou-lhe que seu plano havia mudado por uma causa maior, por algo extremamente aguardado naqueles dias, pelo evento que inicaria o tempo de esperança para os filhos de Deus. Mudança de planos, Deus agiu e trouxe Emanuel, Deus conosco. José aceitou o plano de Deus e recebeu Maria como sua mulher.

Continuamos a escrever a história desse tempo de esperança, não mais através da presença de Jesus mas da presença do Consolador, Deus continua conosco e agindo em nossas vidas. Precisamos permitir, assim como José, que essa causa possa mudar qualquer plano, qualquer desejo, ou situação que aguardamos e pensamos ser melhor. Deus vê o fim desde o princípio, Ele sabe todas as razões pelas quais tudo acontece, não compete a Seus filhos, agora, entender todos os Seus caminhos. Nosso dever, como filhos, é confiar num Deus que não escreveu um minuto da história desse mundo sem nos tratar com todo amor pensar no benefício de todos os Seus filhinhos.

"Pai, é muito bom saber que estás no controle de TUDO. Me ajuda a aceitar qualquer mudança que possa acontecer nos planos que tenho traçado para minha vida. Obrigada por TODAS AS COISAS que aconteceram durante esse ano, sei que tens escolhido o melhor para que possamos LOGO ESTARMOS JUNTOS. Seja minha vida a certeza que DEUS ESTÁ COMIGO e que guia os meus passos, obrigada pela atuação de SEU SANTO ESPÍRITO em cada minuto da minha existência. Amo ser TUA FILHA, Amém!"

Escrito por Bila Cardona do blog Miolo de Pote

3 comentários:



Celina Silva Pereira disse...

Deus pode mudar os planos de nossa vida, cabe a nós compreender que essa mudança nos tornará melhores.

Boa semana, Vânia.

Celina

Cida Kuntze disse...

Lindo esse texto.

Vou lá deixar um comentário pra Bila, pois ela demora pra postar, mas quando o faz...nossa, escreve muito bem.

Beijinhos amigaaa...saudades.

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Vania,

Paz do Senhor,

Os planos de Deus sempre são os melhores.
E seus filhinhos estao bem?

beijos
Suely

Blogger Templates