O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO - Parte 1

Colaborador: Roberto Biagini
Dados biográficos
O Pr. Roberto Biagini nasceu em Porto Alegre, RS, em 1947. É casado com Silvane Luckow Biagini, e tem dois filhos, Ângela e Roberto.

Realizou seus estudos de 3º grau na Faculdade Adventista de Teologia, concluindo-os em 1970. Terminou o Curso de Mestrado em Teologia no Seminário Adventista Latino Americano de Teologia em S. Paulo, em 1984, quando apresentou sua tese sobre a Plenitude do Espírito Santo.

Realizou os cursos de Escatologia Bíblica e Dispensacionalista, Interpretação Bíblica, Revelação e Inspiração, Justificação pela Fé, A Teologia e Estudo da Bíblia, O Espírito Santo, Daniel e Apocalipse – cursos de Extensão Teológica da Andrews University e do Centro de Educação Contínua da DSA.

Trabalhou como pastor por 30 anos, no Norte, no Centro e Sul do país, em vários distritos, inclusive na igreja central de Brasília. Seu maior interesse é participar da grande obra da pregação do Evangelho, alcançando muitas pessoas pelo conhecimento da Palavra, ajudando a preparar outros filhos de Deus para a breve volta de Jesus Cristo à Terra.

(Exposição de Rom. 1-3)

"Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos" Rom. 1:22.

O livro de ROMANOS, escrito pelo apóstolo Paulo é a epístola mais teológica, mais profunda, a teologia mais importante da Bíblia, o livro mais destacado entre os escritos sagrados no que concerne à salvação; é a teologia mais profunda, e no entanto, mais evidente e mais esclarecedora.

Vamos começar hoje em Rom. 1:1: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus." Nesta introdução ele dá algumas sugestões do que realmente ele quer dizer em toda a epístola. Ele vai falar neste livro sobre o "Evangelho de Deus".

Paulo diz que deseja visitar a grande cidade de Roma, a fim de pregar esse Evangelho; e faz uma PROPOSIÇÃO GERAL, nos versículos 16-17: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé."

Paulo começou a falar do Evangelho na introdução, e, como ele está ansioso para apresentar este emocionante tema, ele apresenta logo a sua proposição. Tudo quanto ele dirá no livro de Romanos está sintetizado nestas poucas palavras que lemos. Ele escreve sobre Justificação pela Fé até o capítulo 8 [1-8]. Do capítulo 9 em diante [9-11], ele apresenta a questão do Judeu em relação à Justificação pela Fé. E do capítulo 12 até o final [12-16] ele culmina com os Frutos, os resultados excelentes, a maneira prática de viver a Justificação pela Fé. De modo que o livro é inteiramente Justificação pela Fé, que nos traz a Segurança da Salvação.

E Paulo começa a dizer: Eu "não me envergonho do evangelho". Ele usa uma expressão chamada litotes, que é uma figura de linguagem segundo a qual nós, quando queremos enfatizar uma verdade positiva, usamos o negativo no início da frase. Então ele está realmente querendo dizer o seguinte: "Eu me glorio, eu me entusiasmo, eu me encho de emoção quando eu penso neste evangelho. E eu estou tão emocionado com ele que eu gostaria de pregá-lo desde o imperador na grande metrópole de Roma, até os seus mais desprezados escravos."

Por que é que ele se entusiasma tanto por este evangelho? Por que é que ele é capaz de dizer que não se envergonha do evangelho? "Porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê".

E então ele esclarece logo no início que ele não é o autor dessa doutrina: porque "a justiça de Deus se revela no evangelho, ...como está escrito". Na realidade, esta doutrina não é do apóstolo Paulo, embora muitos tenham dito: "Eu rejeito essa epístola, porque esta doutrina é do Paulo legalista que só via Lei, Justiça e Juízo; isto é uma invenção do apóstolo Paulo que era fariseu."

Alguns estão dizendo: "Fale-nos do Evangelho de Jesus Cristo, não do Evangelho de Paulo!" No entanto, isto é uma doutrina de toda a Bíblia. E ele já disse isso nestas simples palavras: "Está escrito". E no verso 2, ele já prevenia este argumento contrário, dizendo que essa doutrina pertence às "Sagradas Escrituras".

Desde o Gênesis até ao Apocalipse, esta doutrina da Justificação está esparsa em todos os lugares: no Santuário, nos Salmos, nos Profetas, no livro de Isaías – o profeta evangélico; e é claramente um ensino de Jesus Cristo que apresentou muitas parábolas sobre a Justificação pela Fé.

Mas qual é a base de Paulo? Onde ele achou o seu fundamento? Diz ele: "Está escrito: O justo viverá por fé." Quando ele usa estas palavras, ele se baseia em Hab. 2:4: "O justo viverá pela fé." E, nestas poucas palavras, ele fundamenta toda esta teologia filosófica, a epístola mais teológica, mais sistemática da Bíblia, com a qual todos os verdadeiros cristãos se encantam, se abeberam nesta fonte cristalina de verdades santificadoras.

Mas observe o método do apóstolo Paulo. Eu sempre me entusiasmo com a sua técnica. Paulo está fazendo uma proposição. Quando ele escreve as suas epístolas, e especialmente esta aos Romanos, parece que estamos ouvindo uma sinfonia, uma grande composição musical, em que há uma introdução, há os vários temas que são lançados de início em sugestão; depois o compositor toma um tema e analisa, toma outro tema e executa, e depois no final, ele reúne todos os temas e os apresenta em um grande clímax. É assim que o apóstolo Paulo faz em suas epístolas. E ele apresentou esta proposição da salvação pela fé.

0 comentários:



Blogger Templates