O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO - Parte 4

III – A SOLUÇÃO PARA A LOUCURA
Mas então, ONDE ESTÁ A SOLUÇÃO, onde podemos colocar a nossa esperança de salvação? Agora, Paulo começa a responder a esta grande questão. Se todos estão no pecado, condenados à ira de Deus, esperando apenas a morte como conseqüência de sua vida de pecado, como podemos ainda ter esperança?
Lemos a sua resposta nos versos 21-22: "Mas agora ... se manifestou a justiça de Deus ... mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem." A grande solução de Deus é a justiça de Jesus Cristo que nos é dada, a fim de nos livrar de nossos pecados. "Mas agora" – observem estas duas palavras, palavras fantásticas.
O Evangelho sempre é apresentado pelo apóstolo Paulo desta maneira: "Mas agora". Antes estávamos desesperados; "mas agora" temos esperança. Antes, estávamos perdidos, "mas agora" estamos salvos. Antes éramos condenados; "mas agora", somos justificados. Antes éramos "filhos da ira" (Efé. 2:3), "mas agora" somos filhos do Altíssimo, por causa da justiça de Deus.
O que significa esta justiça de Deus? Esta justiça não é uma justiça adicional. Há uma teoria entre alguns cristãos que diz o seguinte: "O que devo fazer para me salvar?" "Bem, você deve se esforçar muito para praticar o que é reto, para alcançar a perfeição, que está no topo de uma escada altíssima em que você vai subindo, vai subindo ainda mais alto, vai procurando alcançar a santidade cada vez mais, e quando você não pecar mais e alcançar a perfeição, você está completamente salvo e pronto para entrar no Céu."
E você pergunta: "Mas e se eu morrer no meio do caminho?" "Bom" – nós somos consolados – "aí então Deus completa o que lhe faltou." Está certo isto? Lembra do hino: "Deus completa o incompleto que existe em mim"? É muito agradável de ouvir e cantar, mas é uma teologia falsa. A justiça de Deus já é completa. Disse Ellen G. White: "Devemos olhar ao homem Cristo Jesus, que é completo na perfeição da justiça e santidade." (EGW, Nos Lugares Celestiais, p. 166). Portanto, nada pode ser completado da parte de Deus. Sua justiça já é perfeita, em Cristo.
A justiça de Deus, portanto, é a obediência perfeita e completa de Jesus Cristo, é a Sua vida de perfeição, que nos é creditada pela fé para nos salvar da ira no Juízo final. A justiça que salva é a própria perfeição de Cristo. Justiça aqui significa muito mais do que perdão de pecados passados. Significa não só o pleno perdão dos pecados passados, presentes e futuros, mas muito mais do que isso; significa uma justiça positiva que Jesus Cristo conseguiu ao viver uma vida de perfeição aqui nesta Terra; quando temos fé em Jesus, esta perfeição é creditada nos livros do Céu em nosso favor. E isso não é apenas um ato judicial, mas um poder transformador que pela atuação do Espírito Santo penetra em nossa mente e muda o caráter.
Alguém aqui está colocando a sua esperança em seus próprios méritos? Está olhando para as suas realizações? Nossa única esperança de salvação da ira de Deus está em Jesus Cristo e na Sua justiça. Portanto, vamos colocar a nossa fé nAquele que trouxe a Sua justiça, a fim de cobrir os nossos trapos imperfeitos e imundos, a fim de que o nosso pecado seja perdoado e sejamos justificados pela fé. Vamos procurar a justificação e o perdão a cada dia e aprofundar o nosso arrependimento. Vamos olhar a Jesus pela fé e descansar inteiramente na Sua gloriosa obra realizada por nós em Sua justiça salvadora.
Certa vez se encontraram dois amigos numa das ruas principais de sua cidade natal. E um deles perguntou: "Virgílio, quais são as perspectivas?" Ele disse: "Olhando ao nosso redor vemos trevas, sombras e escuridão, mas olhando para o alto vemos luz, muita luz, somente luz."
De fato, olhando para dentro de nós, vemos pecado, iniqüidade e transgressão. Mas olhando para Jesus, vemos justiça, muita justiça, somente justiça. Esta é a nossa única segurança. Vamos pedir de Deus essa justiça redentora, e então, seremos salvos e poderemos cantar os alegres triunfos do Evangelho, que "é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê". Não somos mais loucos nem insensatos; agora, você é "sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2Tim. 3:14).

0 comentários:



Blogger Templates