The Review and Herald - 25/1/1881 Santificação II

A vida de Daniel, uma ilustração da verdadeira santificação.

Texto: E o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ” 1 Tessalonicenses 5:23 .
O profeta Daniel era um personagem ilustre. Ele foi um exemplo brilhante do que os homens podem se tornar quando unidos ao Deus da sabedoria. Um breve relato da vida desse santo homem de Deus é deixado registrado para o encorajamento daqueles que depois serão chamados a suportar provações e tentações.
Quando o povo de Israel, seu rei, nobres e sacerdotes, foram levados em cativeiro, quatro deles foram selecionados para servir na corte do rei da Babilônia. Um deles foi Daniel, que cedo prometeu a notável habilidade desenvolvida nos anos posteriores. Esses jovens nasceram principescos e são descritos como “filhos nos quais não havia defeito, mas bem-favorecidos e hábeis em toda a sabedoria e compreensão da ciência, e que possuíam capacidade neles.” Percebendo os talentos superiores desses jovem cativo, o rei Nabucodonosor decidiu prepará-los para ocupar posições importantes em seu reino. Para que pudessem ser plenamente qualificados para a vida na corte, de acordo com os costumes orientais, deveriam ser ensinados a língua dos caldeus,
Os jovens nessa escola de treinamento não eram apenas admitidos no palácio real, mas era previsto que eles comessem da carne e bebessem do vinho que vinha da mesa do rei. Em tudo isso, o rei considerou que não estava apenas concedendo grande honra a eles, mas assegurando para eles o melhor desenvolvimento físico e mental que poderia ser alcançado.
Entre as iguarias colocadas diante do rei estavam a carne de porco e outras carnes que eram declaradas impuras pela lei de Moisés, e que os hebreus tinham sido expressamente proibidos de comer. Aqui Daniel foi levado a um teste severo. Ele deveria seguir os ensinamentos de seus pais sobre carnes e bebidas e ofender o rei, provavelmente perdendo não apenas sua posição, mas também sua vida? ou deveria desconsiderar o mandamento do Senhor e reter o favor do rei, garantindo assim grandes vantagens intelectuais e as perspectivas mundanas mais lisonjeiras?
Daniel não hesitou. Ele decidiu defender firmemente sua integridade, deixar que o resultado fosse o que pudesse. Ele "propôs em seu coração que não se contaminaria com a porção da carne do rei, nem com o vinho que ele bebia".
Hoje, há muitos cristãos professos que decidiriam que Daniel era muito particular e o declarariam estreito e fanático. Eles consideram que a questão de comer e beber com poucas conseqüências exige uma posição tão decidida - uma envolvendo o provável sacrifício de todas as vantagens terrenas. Mas aqueles que raciocinam assim descobrirão no dia do Julgamento que abandonaram os requisitos expressos de Deus e estabeleceram sua própria opinião como um padrão de certo e errado. Eles descobrirão que o que lhes parecia sem importância não era tão considerado por Deus. Seus requisitos devem ser obedecidos de maneira sagrada. Aqueles que aceitam e obedecem a um de seus preceitos porque é conveniente fazê-lo, enquanto rejeitam outro porque sua observância exigiria um sacrifício, diminuem o padrão do direito, e por seu exemplo levam outros a considerar levemente a santa lei de Deus. "Assim diz o Senhor" deve ser a nossa regra em todas as coisas.
Daniel foi submetido às mais severas tentações que podem assaltar a juventude de hoje; no entanto, ele foi fiel à instrução religiosa recebida no início da vida. Ele estava cercado de influências calculadas para subverter aqueles que vacilariam entre princípio e inclinação; todavia, a palavra de Deus o apresenta como um caráter sem defeito. Daniel não se atreveu a confiar em seu próprio poder moralA oração era para ele uma necessidade. Ele fez de Deus sua força, e o temor de Deus estava continuamente diante dele em todas as transações de sua vida.
Daniel possuía a graça da genuína mansidãoEle era verdadeiro, firme e nobre. Ele procurou viver em paz com todos, enquanto era inflexível como o cedro elevado, onde quer que estivesse envolvido o princípio. Em tudo que não entrou em colisão com sua lealdade a Deus, ele foi respeitoso e obediente àqueles que tinham autoridade sobre ele; mas ele tinha um senso tão alto das reivindicações de Deus que os requisitos dos governantes terrestres eram mantidos subordinados. Ele não seria induzido por nenhuma consideração egoísta a desviar-se de seu dever.
O caráter de Daniel é apresentado ao mundo como um exemplo impressionante do que a graça de Deus pode fazer dos homens caídos pela natureza e corrompidos pelo pecado. O registro de sua nobre e abnegada vida é um incentivo à nossa humanidade comum. A partir disso, podemos reunir forças para resistir nobremente à tentação, e com firmeza, e na graça da mansidão, defendemos o direito sob a mais severa prova.
Daniel poderia ter encontrado uma desculpa plausível para se afastar de seus hábitos estritamente temperados; mas a aprovação de Deus era mais cara para ele do que o favor do mais poderoso potentado terrestre - mais querido que a própria vida. Tendo, por sua conduta cortês, obtido favor com Melzar, o oficial encarregado da juventude hebraica, Daniel fez um pedido para que não comessem da carne do rei ou bebessem do seu vinho. Melzar temia que, se ele cumprisse esse pedido, ele poderia incorrer no descontentamento do rei e, assim, pôr em risco sua própria vida. Como muitos nos dias atuais, ele pensava que uma dieta abstêmia tornaria esses jovens pálidos e doentios na aparência e com deficiência de força muscular, enquanto os alimentos luxuosos da mesa do rei os tornariam robustos e bonitos, e proporcionariam atividade física superior.
Daniel solicitou que o assunto fosse decidido por uma provação de dez dias - sendo permitido aos jovens hebreus, durante esse breve período, comer alimentos simples, enquanto seus companheiros participavam das guloseimas do rei. O pedido foi finalmente atendido e, em seguida, Daniel sentiu-se seguro de que havia ganho seu caso. Embora jovem, ele havia visto os efeitos prejudiciais do vinho e da vida luxuosa na saúde física e mental.
No final dos dez dias, o resultado foi exatamente o oposto das expectativas de Melzar. Não apenas na aparência pessoal, mas também na atividade física e no vigor mental, aqueles que eram temperantes em seus hábitos exibiam uma superioridade acentuada em relação aos companheiros que tinham cedido ao apetite. Como resultado desse julgamento, Daniel e seus associados tiveram permissão para continuar com sua dieta simples durante todo o curso de seu treinamento para os deveres do reino.
O Senhor considerou com aprovação a firmeza e a abnegação desses jovens hebreus, e suas bênçãos os assistiram. Ele “lhes deu conhecimento e habilidade em todo aprendizado e sabedoria; e Daniel tinha entendimento em todas as visões e sonhos. ”Ao término dos três anos de treinamento, quando suas habilidades e aquisições foram testadas pelo rei, ele“ não encontrou ninguém como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso estavam diante do rei. E em todos os assuntos de sabedoria e entendimento que o rei os consultou, ele os encontrou dez vezes melhor do que todos os mágicos e astrólogos que estavam em todo o seu reino. ”
Aqui está uma lição para todos, mas especialmente para os jovens. Uma estrita conformidade com os requisitos de Deus é benéfica para a saúde do corpo e da mente. Para alcançar o mais alto padrão de realizações morais e intelectuais, é necessário buscar a sabedoria e a força de Deus e observar estrita temperança em todos os hábitos da vida. Na experiência de Daniel e seus companheiros, temos um exemplo do triunfo dos princípios sobre a tentação de satisfazer o apetite. Mostra-nos que, por princípio religioso, os jovens podem triunfar sobre as concupiscências da carne e permanecer fiéis às exigências de Deus, mesmo que isso lhes custe um grande sacrifício.
E se Daniel e seus companheiros tivessem feito um acordo com aqueles oficiais pagãos e cedessem à pressão da ocasião, comendo e bebendo como era habitual com os babilônios? Esse único exemplo de afastamento do princípio teria enfraquecido o senso do certo e a aversão ao errado. Indulgência de apetite envolveria o sacrifício de vigor físico, clareza de intelecto e poder espiritual. Um passo errado provavelmente levaria a outros, até que, com a conexão deles com o Céu sendo cortada, eles seriam varridos pela tentação.
Deus disse: “Aqueles que me honram, eu irei honrar”. Enquanto Daniel se apegou a Deus com confiança inabalável, o espírito de poder profético veio sobre ele. Enquanto ele foi instruído pelo homem nos deveres da vida na corte, ele foi ensinado por Deus a ler os mistérios das eras futuras e a apresentar às gerações vindouras, através de figuras e semelhanças, as coisas maravilhosas que aconteceriam nos últimos dias .
A vida de Daniel é uma ilustração inspirada do que constitui um caráter santificado. A santificação bíblica tem a ver com todo o homem. Paulo escreve a seus irmãos tessalonicenses: “E o próprio Deus da paz vos santifica totalmente; e rogo a Deus que todo seu espírito, alma e corpo sejam preservados sem culpa até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ”Paulo não exortou seus irmãos a almejarem um padrão que lhes era impossível alcançar. Ele não orou para que eles tivessem bênçãos que não era a vontade de Deus dar. Ele sabia que todos os que seriam adequados para encontrar a Cristo em paz devem possuir um caráter puro e santoE todo homem que luta pelo domínio é temperante em todas as coisas. Agora eles fazem isso para obter uma coroa corruptível; mas nós somos incorruptíveis. Portanto, eu corro, não com tanta incerteza; então lute eu, não como quem bate no ar; mas eu permaneço debaixo do meu corpo e o sujeito; para que, por qualquer meio, quando eu preguei para os outros, eu mesmo seja um náufrago. ”“ O que! não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que está em vós, o que tendes de Deus, e não sois vossos? Pois sois comprados por um preço; portanto, glorifique a Deus em seu corpo e em seu espírito, que são de Deus.
É impossível que alguém desfrute da bênção da santificação enquanto é egoísta e guloso. Eles gemem sob um fardo de enfermidades por causa de hábitos errados de comer e beber, que violam as leis da vida e da saúde. Muitos estão debilitando seus órgãos digestivos ao satisfazer o apetite pervertido. O poder da constituição humana de resistir aos abusos causados ​​por ela é maravilhoso; mas hábitos errados persistentes em comer e beber excessivamente enfraquecerão todas as funções do corpo. Que esses fracos considerem o que poderiam ter sido, se tivessem vivido com temperança e promovido a saúde em vez de abusar dela. Na gratificação do apetite e da paixão pervertidos, até os cristãos professos prejudicam a natureza em seu trabalho e diminuem o poder físico, mental e moral. Alguns que estão fazendo isso afirmam ser santificados para Deus;
Paulo escreve a seus cristãos convertidos: “Peço-lhes, portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresentem a seus corpos um sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus, que é seu serviço razoável.” Instruções específicas foram dadas ao antigo Israel que nenhum animal defeituoso ou doente deve ser apresentado como uma oferta a Deus. Somente os mais perfeitos deveriam ser selecionados para esse fim. O Senhor, através do profeta Malaquias, reprovou severamente seu povo por se afastar dessas instruções.
“Um filho honra seu pai e um servo seu senhor; se então eu sou pai, onde está minha honra? e se eu sou um mestre, onde está meu temor? diz o Senhor dos exércitos, ó sacerdotes, que desprezam o meu nome. E dizeis: Em que desprezamos o teu nome? Ofereceis pão poluído sobre o meu altar; e dizeis: Em que te poluímos? Nisto que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível. E se oferecerdes os cegos para o sacrifício, isso não é mau? e se oferecerdes aos coxos e aos enfermos, isso não é mau? oferece-o agora ao teu governador; ele ficará satisfeito contigo, ou aceitará a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos. Trouxeste o que estava rasgado, e o coxo e o doente; assim trouxestes uma oferta; devo aceitar isso da sua mão? diz o Senhor. ”
Vamos dar atenção cuidadosa a esses avisos e reprovações. Embora endereçados ao Israel antigo, eles não são menos aplicáveis ​​ao povo de Deus hoje. E devemos considerar as palavras do apóstolo nas quais ele apela a seus irmãos, pelas misericórdias de Deus, para apresentarem seus corpos "como sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus". Essa é a verdadeira santificação. Não é apenas uma teoria, uma emoção ou uma forma de palavras, mas um princípio ativo e vivo que entra na vida cotidiana. Exige que nossos hábitos de comer, beber e se vestir sejam de natureza a garantir a preservação da saúde física, mental e moral, para que possamos apresentar ao Senhor nossos corpos - não uma oferta corrompida por hábitos errados, mas " um sacrifício vivo, santo, aceitável por Deus. ”
Ninguém que professa piedade observe com indiferença a saúde do corpo e lisonjeie-se de que a intemperança não é pecado e não afetará sua espiritualidade. Existe uma estreita simpatia entre a natureza física e a moral. O padrão de virtude é elevado ou degradado pelos hábitos físicos. Comer em excesso o melhor dos alimentos produzirá uma condição mórbida dos sentimentos morais. E se a comida não for a mais saudável, os efeitos serão ainda mais prejudiciais. Qualquer hábito que não promova ações saudáveis ​​no sistema humano degrada as faculdades mais altas e nobres. Hábitos errados de comer e beber levam a erros de pensamento e ação. A indulgência de apetite fortalece as propensões animais, dando-lhes a ascensão sobre os poderes mentais e espirituais.
"Abstenha-se de concupiscências carnais, que combatem a alma", é a linguagem do apóstolo Pedro. Muitos consideram esse aviso aplicável apenas aos licenciosos; mas tem um significado mais amploProtege contra toda satisfação prejudicial de apetite ou paixão. É um aviso mais forçado contra o uso de estimulantes e narcóticos como chá, café, tabaco, álcool e morfina. Essas indulgências podem muito bem ser classificadas entre as concupiscências que exercem uma influência perniciosa sobre o caráter moral. Quanto mais cedo esses hábitos prejudiciais forem formados, mais firmemente eles manterão sua vítima na escravidão à luxúria, e mais certamente eles diminuirão o padrão de espiritualidade.
O ensino da Bíblia causará apenas uma débil impressão naqueles cujas faculdades são substituídas pela indulgência de apetite. Milhares sacrificarão não apenas a saúde e a vida, mas a esperança do Céu, antes de entrarem em guerra contra seus próprios apetites pervertidos. Uma senhora que por muitos anos afirmou ser santificada, declarou que, se desistisse do cachimbo ou do paraíso, diria: "Adeus, céu, não posso superar meu amor pelo cachimbo". Esse ídolo havia sido consagrado na alma, deixando para Jesus um lugar subordinado. No entanto, essa mulher afirmou ser totalmente do Senhor!
Onde quer que estejam, aqueles que são verdadeiramente santificados elevarão o padrão moral preservando hábitos físicos corretos e, como Daniel, apresentando a outros um exemplo de temperança e abnegaçãoTodo apetite depravado se torna uma luxúria em guerra. Tudo o que entra em conflito com a lei natural cria uma condição doentia da alma. A indulgência do apetite produz um estômago dispéptico, um fígado tórpido, um cérebro nublado e, assim, perverte o temperamento e o espírito do homem. E esses poderes debilitados são oferecidos a Deus, que se recusa a aceitar as vítimas para sacrifício, a menos que elas estejam sem defeito! É nosso dever levar nosso apetite e nossos hábitos de vida à conformidade com a lei natural. Se os corpos oferecidos no altar de Cristo fossem examinados com um exame minucioso ao qual os sacrifícios judaicos eram submetidos, quem, com nossos hábitos atuais, seria aceito?
Com que cuidado os cristãos devem regular seus hábitos, a fim de preservar todo o vigor de toda faculdade para prestar ao serviço de Cristo. Se quisermos ser santificados em alma, corpo e espírito, devemos viver em conformidade com a lei divina. O coração não pode preservar a consagração a Deus enquanto os apetites e paixões são entregues às custas da saúde e da vida.
Quem violar as leis das quais depende a saúde, deve sofrer a penalidade. Por intemperança em comer, beber e vestir, eles diminuem o poder físico, mental e moral, de modo que seus corpos são uma oferta que o Senhor não pode aceitar. Eles têm suas habilidades tão limitadas em todos os sentidos que não conseguem cumprir adequadamente seus deveres com os semelhantes, e deixam completamente de responder às reivindicações de Deus.
Quando Lord Palmerston, primeiro-ministro da Inglaterra, foi solicitado pelo clero escocês a nomear um dia de jejum e oração para evitar a cólera, ele respondeu, com efeito: “Limpe e desinfete suas ruas e casas, promova a limpeza e a saúde entre os pobres, e veja que eles são abundantemente supridos com boa comida e roupas, e geralmente empregam medidas sanitárias corretas, e você não terá ocasião de jejuar e orar. Tampouco o Senhor ouvirá suas orações, enquanto seus preventivos, não forem ouvidos. ”
As advertências inspiradas de Paulo contra a auto-indulgência estão soando ao longo do tempo até nossos dias. Ele nos convida a praticar a temperança em todas as coisas; pois, a menos que façamos isso, pomos em perigo a salvação da alma: “Não peque, portanto, reinar em seu corpo mortal, para que você o obedeça nas concupiscências dele. Nem entregueis seus membros como instrumentos de injustiça ao pecado. ”Ele exorta:“ Vamos nos purificar de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus ”.
Ele apresenta para nosso encorajamento a liberdade gozada pelos verdadeiramente santificados: “Portanto, agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que andam não segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Ele ordena aos gálatas que “andem no Espírito, e não cumprireis as concupiscências da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. ”Ele nomeia algumas formas de luxúria carnal:“ idolatria, embriaguez e coisas semelhantes ”. E depois de mencionar os frutos do Espírito, entre os quais a temperança , ele acrescenta: "E os que são de Cristo crucificaram a carne, com as afeições e concupiscências".
Se Tiago tivesse tivesse visto seus irmãos usando tabaco, teria denunciado a prática como "terrena, sensual e diabólica." Como já vi homens que afirmaram desfrutar da bênção de toda a santificação, enquanto eram escravos do tabaco, cuspindo e contaminando tudo ao seu redor, pensei: como o céu apareceria com os usuários de tabaco? Os lábios que levavam o precioso nome de Cristo foram contaminados por saliva de tabaco, o hálito poluído pelo fedor e até o linho foi contaminado; a alma que amava essa impureza e desfrutava dessa atmosfera venenosa também deve ser contaminada. A placa estava pendurada do lado de fora, testemunhando o que havia dentro.
Os homens que professam piedade oferecem seus corpos no altar de Satanás e queimam o incenso do tabaco à sua majestade satânica. Esta afirmação parece grave? A oferta deve ser apresentada a alguma divindade. Como Deus é puro e santo, e não aceita nada que impeça seu caráter, Ele recusa esse sacrifício caro, imundo e profano; portanto, concluímos que Satanás é quem reivindica a honra.
Jesus morreu para resgatar o homem das garras de Satanás. Ele veio nos libertar pelo sangue de seu sacrifício expiatório. O homem que se tornou propriedade de Jesus Cristo e cujo corpo é o templo do Espírito Santo, não será escravizado pelo hábito pernicioso do uso do tabaco. Seus poderes pertencem a Cristo, que o comprou com o preço de sangue. Sua propriedade é da parte do Senhor. Como, então, ele pode ser inocente ao gastar todos os dias o capital confiado do Senhor para satisfazer um apetite que não tem fundamento na natureza?
Uma quantia enorme é desperdiçada anualmente por essa indulgência, enquanto as almas estão perecendo pela palavra da vida. Como os cristãos esclarecidos sobre esse assunto podem continuar roubando a Deus os dízimos e as ofertas usadas para sustentar o evangelho, enquanto oferecem no altar a destruição da luxúria, no uso do tabaco, mais do que dão para aliviar os pobres ou suprir as necessidades da causa de Deus? Se eles forem verdadeiramente santificados, toda luxúria dolorosa será superada. Então todos esses canais de gastos desnecessários serão direcionados ao tesouro do Senhor, e os cristãos assumirão a liderança na abnegação, no sacrifício e na temperança. Então eles serão a luz do mundo.
Chá preto e café, bem como tabaco, têm um efeito prejudicial sobre o sistema. O chá é intoxicante; embora em menor grau, seu efeito tem o mesmo caráter dos licores espirituosos. O café tem uma tendência maior de obscurecer o intelecto e emborcar as energias. Não é tão poderoso quanto o tabaco, mas tem efeitos semelhantes. Os argumentos contra o tabaco também podem ser solicitados contra o uso de chá e café.
Aqueles que têm o hábito de usar chá, café, tabaco, ópio ou bebidas espirituosas não podem adorar a Deus quando são privados da indulgência acostumada. Embora privados desses estimulantes, se envolvam na adoração a Deus, e a graça divina seria impotente para animar ou espiritualizar suas orações ou testemunhos. Esses professos cristãos devem considerar os meios de seu gozo. É de cima ou de baixo?
Para um usuário de tabaco, tudo é insípido e sem vida, sem a querida indulgência. Seu uso amorteceu as sensibilidades naturais do corpo e da mente, e ele não é suscetível à influência do Espírito de Deus. Na ausência do estimulante usual, ele tem fome e desejo de corpo e alma, não pela justiça, não pela santidade, não pela presença de Deus, mas por seu ídolo querido. Na indulgência de concupiscências dolorosas, os professos cristãos diariamente debilitam seus poderes, tornando impossível glorificar a Deus. - EGW

0 comentários:



Blogger Templates