The Review and Herald - 18/01/1881 Santificação

Texto: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ” 1 Tessalonicenses 5:23 .
Existe no mundo religioso uma teoria da santificação que é falsa em si mesma e perigosa em sua influência. Nós encontramos muitos que afirmam ser santificados; mas em muitos casos aqueles que professam santificação não possuem o artigo genuíno. Sua santificação consiste em falar e adorar a vontade. Aqueles que realmente procuram aperfeiçoar o caráter cristão nunca se entregam ao pensamento de que são sem pecado. Suas vidas podem ser irrepreensíveis, eles podem ser representantes vivos da verdade que eles aceitaram; mas quanto mais disciplinarem suas mentes para se concentrarem no caráter de Cristo, e quanto mais se aproximarem de sua imagem divina, mais claramente discernirão sua perfeição imaculada e mais profundamente sentirão seus próprios defeitos.
Quando as pessoas afirmam que são santificadas, é evidência suficiente de que estão longe de serem santasElas falham em ver sua própria fraqueza e total miséria. Elas se consideram refletindo a imagem de Cristo, porque não têm um conhecimento verdadeiro dele. Quanto maior a distância entre elas e seu Salvador, mais justos elas aparecem aos seus próprios olhos.
Enquanto com penitência e humilde confiança meditamos em Jesus, a quem nossos pecados traspassaram e nossas tristezas pesaram, podemos aprender a seguir seus passos. Ao contemplá-lo, tornamo-nos transformados em sua semelhança divina. E quando essa obra for realizada em nós, não reivindicaremos nenhuma justiça própria, mas exaltaremos Jesus Cristo, enquanto penduramos nossas almas desamparadas por seus méritos.
Nosso Salvador sempre condenou a justiça própria. Ele ensinou a seus discípulos que o tipo mais alto de religião é o que se manifesta de maneira silenciosa e discreta. Ele os advertiu a realizar suas ações de caridade silenciosamente; não para exibição, para não ser louvado ou honrado pelos homens, mas para a glória de Deus, esperando sua recompensa no futuro. Se eles realizassem boas ações para serem elogiadas pelos homens, nenhuma recompensa lhes seria dada pelo Pai Celestial.
Os seguidores de Cristo foram instruídos a não orar com o propósito de serem ouvidos pelos homens. “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto fecha a tua porta, ora a teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente. ” (Mt.6:6) Tais expressões como esta dos lábios de Cristo mostram que Ele não considerou com aprovação aquele tipo de piedade tão prevalecente entre os fariseus. Seus ensinamentos no monte mostram que os atos de benevolência assumem uma forma nobre, e os ofícios de culto religioso refletem uma fragrância mais preciosa, quando executada de maneira despretensiosa, em penitência e humildade. O motivo puro santifica o ato.
A verdadeira santificação é uma conformidade completa com a vontade de Deus. Pensamentos e sentimentos rebeldes são superados, e a voz de Jesus desperta uma nova vida, que permeia todo o ser. Aqueles que são verdadeiramente santificados não estabelecerão sua própria opinião como um padrão de certo e errado. Eles não são fanáticos nem são justos; mas eles têm inveja de si mesmos, sempre temendo, para que não lhes seja deixada uma promessa, eles devem deixar de cumprir as condições nas quais as promessas se baseiam.
Muitos que professam santificação são totalmente ignorantes da obra da graça sobre o coração. Quando provados e testados, eles são parecidos com o fariseu hipócrita. Eles não suportarão contradições. Eles deixam de lado a razão e o julgamento, e dependem inteiramente de seus sentimentos, baseando suas reivindicações de santificação nas emoções que já experimentaram em algum momento. Nesse ponto, eles centralizam toda a sua experiência. Eles são teimosos e perversos em suas reivindicações tenazes de santificação, dando muitas palavras, mas sem dar frutos preciosos como prova. Essas pessoas professamente santificadas não estão apenas iludindo suas próprias almas por suas pretensões, mas estão exercendo uma influência para desviar muitos que sinceramente desejam se conformar à vontade de Deus. Eles podem ser ouvidos reiterando repetidamente: “Deus me guia! Deus me ensina! Estou vivendo sem pecado! ”Muitos que entram em contato com esse espírito encontram algo sombrio e misterioso que não podem compreender. Mas é aquilo que é completamente diferente de Cristo.
A santificação não consiste em fortes sentimentos emocionais. Aqui é onde muitos são levados ao erro. Eles fazem dos sentimentos seu critério. Quando se sentem exaltados ou felizes, afirmam que são santificados. Sentimentos felizes ou ausência de alegria não são evidências de que uma pessoa seja ou não santificada. Não existe santificação instantânea. A verdadeira santificação é um trabalho diário, continuando enquanto a vida durar. Aqueles que lutam contra as tentações diárias, superando suas próprias tendências naturais e buscando a santidade do coração e da vida, não fazem pretensões de santidade. Eles estão famintos e sedentos de justiça. O pecado lhes parece excessivamente pecaminoso.
Há aqueles que reivindicam santificação que fazem profissão da verdade, como seus irmãos, e pode ser difícil fazer uma distinção entre eles; mas a diferença existe, no entanto. O testemunho daqueles que reivindicam uma experiência tão exaltada fará com que o doce espírito de Cristo se retire de uma reunião e deixará uma influência arrepiante sobre os presentes, enquanto se eles estivessem realmente vivendo sem pecado, sua própria presença traria santos anjos para a igreja. assembléia, e suas palavras seriam de fato "como maçãs de ouro em salvas de prata".
No verão, quando observamos as árvores da floresta distante, todas vestidas com um belo manto verde, talvez não consigamos distinguir entre as sempre-vivas e as outras árvores. Mas à medida que o inverno se aproxima, e o rei da geada os envolve em seu abraço gelado, tirando as outras árvores de sua bela folhagem, as sempre-vivas são prontamente discernidas. Assim será com os mansos que andam em humildade, desconfiam de si mesmos, mas se apegam trêmulos às mãos de Cristo. Enquanto aqueles que são autoconfiantes e confiam na perfeição de caráter, logo são roubados de seu falso manto de justiça quando submetidos a tempestades de provação, os verdadeiramente justos, que sinceramente amam e temem a Deus com humildade, vestem o manto de Cristo. justiça em prosperidade e adversidade.
Abnegação, auto-sacrifício, benevolência, bondade, amor, paciência, fortaleza e confiança cristã são os frutos diários trazidos por aqueles que estão verdadeiramente conectados com DeusSeus atos podem não ser publicados ao mundo, mas eles mesmos estão lutando diariamente com o mal e obtendo preciosas vitórias sobre a tentação e o mal. Os votos solenes são renovados e mantidos através da força adquirida pela fervorosa oração e constante observação a respeito. O entusiasta ardente não discerne as lutas desses trabalhadores silenciosos; mas o olho dAquele que vê os segredos do coração percebe e considera com aprovação todo esforço empreendido em humildade e mansidão. Requer tempo de teste para revelar o verdadeiro ouro do amor e da fé no caráter. Quando provações e perplexidades ocorrem sobre a igreja, desenvolve-se o zelo constante e as afeições calorosas do cristão.
Ficamos tristes ao ver cristãos professos desviados pela teoria falsa, mas fascinante, de que eles são perfeitos, porque é muito difícil enganá-los e colocá-los no caminho certo. Eles procuraram tornar o exterior justo e agradável, enquanto o adorno interior, a mansidão e a humildade de Cristo estão em falta. O tempo de teste chegará a todos, quando as esperanças de muitos que há anos se consideram seguros, serão vistas como sem fundamento. Quando em novas posições, sob circunstâncias variadas, alguns que parecem ser pilares na casa de Deus revelam apenas madeira podre sob a tinta e o verniz. Mas os humildes de coração, que diariamente sentiram a importância de rebitar suas almas à Rocha eterna, permanecerão imóveis entre as tempestades da provação, porque não confiaram em si mesmos. O fundamento de Deus é firme, tendo este selo: o Senhor conhece os que são dEle."
Aqueles que se esforçam para chamar a atenção para suas boas obras, constantemente falando de seu estado sem pecado e tentando tornar proeminentes suas realizações religiosas, estão apenas enganando suas próprias almas ao fazê-lo. Um homem saudável, capaz de atender às vocações da vida e que sai dia após dia para seu trabalho, com espírito dinâmico e com uma corrente saudável de sangue fluindo em suas veias, não chama a atenção de todos que ele encontra a sua solidez do corpo. Saúde e vigor são as condições naturais de sua vida e, portanto, ele quase não tem consciência de que desfruta de um benefício tão rico.
Assim é com o homem verdadeiramente justo. Ele está inconsciente de sua bondade e piedade. O princípio religioso tornou-se a primavera de sua vida e conduta, e é tão natural para ele dar os frutos do Espírito quanto a figueira dar figos, ou a roseira dar rosas. Sua natureza está tão imbuída de amor a Deus e a seus semelhantes que ele trabalha as obras de Cristo com um coração disposto.
Todos os que entram na esfera de sua influência percebem a beleza e a fragrância de sua vida cristã, enquanto ele próprio está inconsciente disso, pois está em harmonia com seus hábitos e inclinações. Ele ora pela luz divina e adora andar nessa luz. É sua carne e bebida fazer a vontade de seu Pai Celestial. Sua vida está escondida com Cristo em Deus; no entanto, ele não se vangloria disso, nem parece consciente disso. Deus sorri para os humildes que seguem de perto os passos do Mestre. Os anjos são atraídos por eles e gostam de permanecer no seu caminho. Eles podem ser considerados indignos de atenção daqueles que reivindicam realizações exaltadas e que se deleitam em destacar suas boas obras; mas anjos celestiais se inclinam amorosamente sobre eles, e são como um muro de fogo em volta deles.
Nosso Salvador era a luz do mundo; mas o mundo não O conhecia. Ele estava constantemente empregado em obras de misericórdia, lançando luz sobre o caminho de todos; todavia, Ele não convocou aqueles com quem se misturou para contemplar Sua virtude não exemplificada, Sua abnegação, sacrifício e benevolência. Os judeus não admiravam tal vida; eles consideravam sua religião inútil, porque não estava de acordo com o padrão de piedade deles. Eles decidiram que Cristo não era religioso em espírito ou caráter; pois sua religião consistia em exibição, em orar publicamente e em realizar obras de caridade por efeito. Eles trombeteavam suas boas ações, assim como os que reivindicam santificação. Todos eles entenderiam que estavam sem pecado. Mas toda a vida de Cristo estava em contraste direto com isso. Ele não buscou honra nem aplausos, Seus maravilhosos atos de cura foram realizados da maneira mais silenciosa possível, embora ele não pudesse conter o entusiasmo daqueles que recebiam suas grandes bênçãos. Humildade e mansidão caracterizaram Sua vida. E foi por causa de sua caminhada humilde e modos despretensiosos, que estavam em contraste tão marcante com os deles, que os fariseus não o aceitaram.
O fruto mais precioso da santificação é a graça da mansidão. Quando essa graça preside na alma, a disposição é moldada por sua influência. Há uma espera contínua em Deus e uma submissão da vontade à dEle. O entendimento apreende toda verdade divina, e a vontade se curva a todo preceito divino, sem duvidar ou murmurarA verdadeira mansidão amolece e subjuga o coração, e dá à mente uma aptidão para a palavra enxertada. Traz os pensamentos em obediência a Jesus Cristo. Abre o coração para a palavra de Deus, como a de Lydia foi aberta. Ele nos coloca com Maria como aprendizes aos pés de Jesus. "O manso Ele guiará no julgamento, e o manso ele ensinará o seu caminho."
A linguagem dos mansos nunca é a de se gabar, mas a do filho Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.” Quando Josué foi colocado na mais alta posição de honra, como comandante de Israel, ele estava desafiando. a todos os inimigos de Deus. Seu coração estava cheio de pensamentos nobres de sua grande missão. No entanto, com a sugestão de uma mensagem do Céu, ele se coloca na posição de uma criança a ser dirigida. “O que diz meu Senhor a seu servo?” Foi sua resposta. As primeiras palavras de Paulo depois que Cristo lhe foi revelado foram: "Senhor, o que você quer que eu faça?"
A mansidão na escola de Cristo é um dos frutos marcados do Espírito. É uma graça operada pelo Espírito Santo como santificador e permite que seu possuidor controle o tempo todo um temperamento impetuoso e explosivoQuando a graça da mansidão é valorizada por aqueles que são naturalmente azedos ou apressados ​​em sua disposição, eles envidam os maiores esforços para subjugar seu temperamento infeliz. Todos os dias eles terão autocontrole, até que aquilo que é desagradável e diferente de Jesus seja conquistado. Tornam-se assimilados ao Padrão Divino, até que possam obedecer à ordem inspirada: "Seja rápido em ouvir, demore a falar, demore a se enfurecer".
Quando um homem professa ser santificado, e ainda em palavras e obras pode ser representado pela fonte impura que envia suas águas amargas, podemos dizer com segurança que o homem é enganado. Ele precisa aprender o próprio alfabeto do que constitui a vida de um cristão. Alguns que professam ser servos de Cristo há tanto tempo acalentam o demônio da crueldade que parecem amar o elemento não consagrado e gostam de falar palavras que desagradam e irritam. Esses homens devem ser convertidos, antes que Cristo os reconheça como seus filhos.
A mansidão é o adorno interior, que Deus estima como de grande valor. O apóstolo fala disso como mais excelente e valioso do que ouro, pérolas ou arranjos caros. Enquanto o adorno externo embeleza apenas o corpo mortal, o ornamento da mansidão adorna a alma e conecta o homem finito ao Deus infinito. Este é o ornamento da própria escolha de Deus. Aquele que enfeitou os céus com as esferas de luz prometeu, pelo mesmo Espírito, que “embelezará os mansos com a salvação”. Anjos do Céu registrarão como mais adornados os que vestem o Senhor Jesus Cristo e andam com Ele. na mansidão e humildade da mente.
Existem altas realizações para o cristão. Ele pode estar chegando a conquistas mais altas. João tinha uma idéia elevada do privilégio de um cristão. Ele diz: “Eis que tipo de amor que o Pai nos concedeu, para que sejamos chamados filhos de Deus.” Não é possível para a humanidade alcançar uma dignidade mais elevada do que aqui está implícito. Ao homem é concedido o privilégio de se tornar um herdeiro de Deus e um herdeiro conjunto com Cristo. Para aqueles que foram assim exaltados, desdobram-se as riquezas insondáveis ​​de Cristo, que são mil vezes mais valiosas do que as riquezas do mundo. Assim, pelos méritos de Jesus Cristo, o homem finito é elevado à comunhão com Deus e com seu querido Filho. - EGW


0 comentários:



Blogger Templates