O SANTUÁRIO DO ANTIGO TESTAMENTO


Chega-se o momento da construção do santuário. Ao povo, estava sendo dado o privilégio de participar da construção do lugar que seria a morada de Deus entre eles. Era desejo do Senhor receber apenas aquelas dádivas que viessem do íntimo do coração. O povo respondeu exatamente como Deus quis, tão generosa foi a resposta do povo que Moisés precisou dizer que não trouxessem mais ofertas, desta maneira, o tabernáculo foi levantado, como resultado das oferendas de Israel.

Êxodo 25:1-8

1
Então disse o Senhor a Moisés:

2
Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.

3
E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze,

4
estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,

5
peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia,

6
azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

7
pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

8
E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.
Trouxeram ouro, prata e bronze além de tecidos. Seguramente o povo tinha o seu evangelho, e este evangelho era o santuário, pois de forma tipológica tudo aquilo mostrava um salvador que morreria.
Além dos materiais citados anteriormente, Deus também pediu madeira (Acácia): Uma madeira que não apodrece nem se corrompe, a única encontrada no deserto do oriente. Jesus como tendo um corpo perfeito, carne perfeita e incorruptível. Jesus morreu e ressuscitou, sua carne não viu corrupção. Pediu-se também azeite - Jesus era ungido. As especiarias nos falam de adoração.
Devemos notar que as instruções dada por Deus a Moisés para construção do santuário, começam de dentro para fora. Lembre-se que Jesus falou que o que importa é o interior, o coração. Ele faz a mudança acontecer de dentro para fora. Ele muda o nosso coração até chegar ao exterior.
Sempre que estudarmos sobre Tabernáculo do povo de Israel, lembraremos que Deus pensou em nós. Que o evangelho do Santuário transportou a barreira do tempo e hoje ele é uma realidade em nossa vida, porque Cristo nosso Sumo Sacerdote intercede por nós ao Pai.
Continua....

0 comentários:



Blogger Templates