Estilo de Vida Cristã

O estudo de hoje é muito prático. Veremos o que a Bíblia diz acerca de como viver uma vida cristã de sucesso.
Vamos orar: “Querido Pai do Céu, obrigado por nos teres chamado a conhecer como é bom o vosso amor manifestado em Jesus. É bom saber que cada um de nós é único aos Vossos olhos, concedei-nos o Espírito Santo para nos abrir a mente e o coração para o assunto que vamos estudar, em nome de Jesus, amem.”
Já percebemos que estamos a viver nos últimos dias. Hoje vamos aprender a viver para Jesus antes da Sua vinda.
Vamos encontrar o nosso primeiro texto em Apocalipse 14:6,7:
“E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
Vivemos na hora do julgamento da história da Terra. Nos estudos anteriores vimos que esta hora estava prevista em Daniel 8:14 para começar em 1844 e é simbolizado pela purificação do santuário.
No Velho Testamento, a purificação do santuário era um dia muito importante. Vamos ver o que as pessoas faziam nesse dia.
Levíticos 16:30 “Porque nesse dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; de todos os vossos pecados sereis purificados perante o Senhor.”
As pessoas eram purificadas dos seus pecados.
Esta hora do julgamento antes da vinda de Jesus como a purificação do santuário. Deus está a procurar purificar o seu povo do pecado antes da vinda de Jesus.
Vamos ler um texto que descreve esta purificação do povo de Deus. 1ª João 3:2,3
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”
A esperança da breve vinda de Jesus tem um efeito purificador nos cristãos. Queremos que o nosso carácter seja semelhante ao d`Ele para que O possamos ver.
Vamos abrir a Bíblia em 2ª Coríntios 6:16-18:
“E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”
A purificação do santuário no Céu tem a sua correspondência na nossa purificação do pecado. Nós somos templos. Para que esta purificação se realize, colaboramos com o Espírito e deixamos as coisas impuras. O que são essas coisas impuras? Vamos continuar a ler.
2ª Coríntios 7:1: “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”
Devemos ser purificados das coisas imundas que são da carne, ou seja, coisas físicas, e do espírito, coisas que são espiritualmente imundas.
Os escritores da Bíblia tinham muitas instruções práticas para os novos crentes acerca de como se podiam purificar das influências pecaminosas que o diabo colocou no mundo. Vamos ver algumas dessas instruções e saber como é que elas nos podem ajudar a tomar decisões positivas na nossa vida.
Filipenses 4:8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Este é um excelente texto para nos ajudar a tomar decisões acerca do que vemos na televisão, nos vídeos, nos filmes e nas actividades recreativas em que participamos, e até mesmo dos livros e revistas que lemos. Não devemos permitir que a nossa mente se polua com as coisas que não se regem por este padrão. Em vez disso devemos preencher as nossas mentes com o que é puro e bom. Porque é que Deus nos diz para fazermos isso? Gálatas 5:16-25:
“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”
Embora tenhamos nascido de nova, ainda temos duas naturezas vivas dentro de nós. A carne e o espírito. A natureza espiritual quer agradar a Deus. Mas a velha natureza pecaminosa ainda procura influenciar as nossas decisões. O diabo não se importa se os cristãos crêem em Jesus desde que essa crença não purifique e não mude o nosso coração e as nossa acções.” (Tiago 2:19,20).
Portanto temos de ter cuidado com a natureza que alimentamos. Se alimentamos a nossa natureza pecaminosa ao ver, ler ou participar em coisas que não estão de acordo com os padrões de Filipenses 4:8, então vamos fortalecer o homem pecador e será impossível ser semelhante ao carácter de Cristo. Por outro lado, se nos agastamos dessas influências malignas e optamos por encher o nosso coração e mente com aquilo que glorifica Deus, seremos cristãos mais felizes, os outros verão Cristo em nós, e teremos mais sucesso na nossa vida cristã.
É por isso que eu gosto de colocar esta pergunta a mim mesmo: “o que é que Jesus faria se Ele estivesse aqui comigo?” Esta é uma boa pergunta que podemos colocar em qualquer altura. Eu quero que Jesus e os Seus anjos estejam comigo sempre. Não quero colocar-me voluntariamente num ambiente impuro que deixa os anjos pouco à vontade, não podendo assim ficar comigo. O que faria Jesus?
É por isso que eu não vejo tudo o que passa na televisão. É por isso que eu não frequento discotecas. Consegue imaginar Jesus a ficar na pista de dança, fazendo movimentos sexualmente sugestivos?
Que outra instrução prática dá a Bíblia aos cristãos?
1ª Timóteo 2:9,10: “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”
Também podemos aplicar isto aos homens. Devemos vestir de forma modesta. A moda pouco modesta suscita as paixões do corpo. Não ajuda os outros a aproximarem-se de Cristo. A nossa face também deveria reflectir o amor de Deus e não deveria ser pintada de forma pouco natural.
O cabelo entrançado não se refere a arranjar o cabelo. Refere-se ao uso de jóias e de ouro no cabelo. Não devemos usar outro, pérolas ou roupas caras. (Cabelo entrançado: “Muitas vezes eram misturadas placas finas de ouro com o cabelo, para parecer mais ornamental por causa do reflexo da luz e dos raios solares. Eram também usadas pequenas fivelas de outro em diferentes partes; e as senhoras romanas usavam pérolas e pedras preciosas de diferentes cores.” Adam Clarke`s Commentary On the Bible).
À primeira vista esta instrução pode parecer estranha, mas na realidade não é. Esta instrução era normalmente dada aos novos crentes.
Podemos também ler onde Pedro deu o mesmo conselho:
1ª Pedro 3:3,4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas.”
O nosso ornamento não deve ser exterior, mas sim interior e estar relacionado com os valores de Deus: espírito humilde e piedoso.
Esta instrução em relação ao uso de jóias era habitualmente seguida pelos cristãos, mas à medida que as Igrejas se conformaram mais com o mundo, negligenciaram estes ensinos bíblicos. John Wesley, fundador da Igreja Metodista, ensinou que “Usar ouro, (como forma de ornamento,) e vestir roupas caras …nunca deveria ser permitido, e muito menos defendido pelos cristãos” (John Wesley`s Explanatory Notes on the Whole Bible – Noteas Explicativas de John Wesley sobre toda a Bíblia, acerca de 1ª Pedro 3:3.
Veja o que Deus pediu ao povo antes de entrarem na Terra Prometida
Êxodo 33:1-6: “Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egipto, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus), para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho. E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios. Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante.”
Sempre que Deus afasta o Seu povo do pecado e os leva a ter uma nova experiência com Ele, pede sempre que tirem as jóias. (Ver Génesis 35:1-4; Isaías 3:16-23). Agora que vivemos na hora do julgamento, precisamos de regressar à Bíblia. Deus está pronto para nos conduzir para o Céu.
Que outra instrução relacionada com o estilo de vida dá Deus nos últimos dias?
Hebreus 10:25: “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
Quanto mais nos aproximamos do dia da vinda de Jesus, mais deveríamos aproveitar a oportunidade de nos reunirmos com outros crentes. Isto inclui adorar Jesus ao Sábado.
Seguir Jesus inclui seguir os princípios de estilo de vida. Não fazemos estas coisas para ganhar a salvação. A salvação é um dom de Deus através da morte de Jesus na cruz. Mas como somos redimidos pela Sua graça, queremos agradar-Lhe. É essa a motivação para viver uma vida que segue as instruções de Deus. Vamos terminar com este pensamento que encontramos em 1ª João 3:18,22: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”
O nosso amor a Deus não se expressa através das nossas palavras. Mostramos o amor por Ele pelas nossas acções e seguindo a verdade. É por isso que guardamos os mandamentos de Deus e procuramos fazer o que é agradável aos Seus olhos.
Apelo: Eu sei que ama Jesus. Vamos orar e dizer-Lhe novamente que o amamos, que temos o desejo de ser purificados nesta hora de julgamento e que queremos agradar-Lhe com a nossa forma de viver?
Oremos: “Senhor da Glória, vivemos numa cultura que em nada se identifica com os princípios exarados na Vossa Palavra, por essa razão temos dificuldade em compreende-los e especialmente a pôr em pratica tais ensinamentos. Porem queremos seguir adiante e ser fies, ajuda-nos por favor em nome de Jesus, amem.”
Fonte: http://estudoprofetico.blogspot.com/2009_02_01_archive.html

0 comentários:



Blogger Templates