Contando a História de Abraão - II

SAÍRAM DO EGITO e foram para o norte, para o Neguebe. E Ló ia junto. Abrão estava muito rico. Tinha muito gado, prata e ouro. Continuaram na direção norte, indo para o lugar onde tinham acampado antes, entre Betel e Ai.
Chegaram ao lugar onde Abrão tinha construído um altar. E ali de novo prestou culto ao Senhor. Ló também estava rico. Possuía muitas ovelhas, muito gado e muita gente a serviço dele. Mas a terra ficou sendo pequena para os dois. Não dava para sustentar as pessoas e os rebanhos. Não podiam continuar vivendo juntos. Por isso começaram as brigas entre os pastores de Abrão e de Ló, apesar do perigo em que estavam, pois os cananeus e os ferezeus viviam naquelas terras!
Vendo a situação, Abrão disse a Ló: "Não devemos estar brigando. Nem os meus pastores com os seus. Somos parentes chegados! Veja o que devemos fazer. A terra se estende para todos os lados. Escolha a parte que você quiser, e ficaremos separados. Se você escolher as terras do lado leste, eu ficarei aqui, no oeste. Se você preferir ficar no oeste, eu irei para as terras do leste.
Ló olhou a fértil planície do rio Jordão, bem regada em toda a extensão. É bom lembrar que isto aconteceu antes de Sodoma e Gomorra serem destruídas. Aquela região era uma beleza! Fazia a gente pensar no jardim que o Senhor plantou no Éden! Era comparável à bela região do Egito, situada a meio caminho de Zoar! Então Ló escolheu aquela parte: toda a baixada banhada pelo rio Jordão. E partiu para lá, para o leste.
Abrão continuou onde estava, na terra de Canaã. Vivendo na planície, Ló usava as cidades daquela região como praças de comércio. E foi avançando, armando as suas tendas cada vez mais adiante, até Sodoma. Os homens daquelas cidades eram muito maus. Viviam pecando horrivelmente contra o Senhor.
Depois que Ló partiu, o Senhor disse a Abrão: 'Olhe até onde sua vista alcançar. Olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste. Toda essa terra eu vou dar a você e aos seus descendentes! E para sempre! "Darei a você muitos descendentes. Tantos, que não dará para contar. Só poderia contar o número deles quem fosse capaz de contar os grãos do pó da terra!
"Agora, vá e ande por toda essa terra. Examine o território em todo o comprimento e largura dele. Porque é como digo: Eu darei a você toda essa terra!" Abrão mudou as tendas para o arvoredo de Manre - dono de um bosque de carvalhos. Esse lugar ficava perto de Hebrom. Ali Abrão construiu um altar ao Senhor.

0 comentários:



Blogger Templates