JOVENS CRISTÃOS EM PERIGOS - Leitura e Seriados perigosos

Uma onda de livros e seriados anda rondando a vida dos jovens cristãos. Seriados como: Smallville, The Vampire Diaries, Supernatural, Harry Porter, As crônicas de Nárnia (filme) e tantos outros. Livros como: A Cabana, As crônicas de Nárnia, Crepúsculos, Senhor dos Anéis, etc.

Conheço jovens que gosto muito que estão enveredando por esses caminhos... E estou orando para que eles saiam desses caminhos.

No livro Fundamentos da Educação Cristã, nas pp. 92 a 94, a escritora Ellen Gould White faz a seguinte consideração:

"Todo cristão, quer seja idoso ou jovem, será assaltado por tentações; e nossa única segurança está em estudar cuidadosamente nosso dever, cumprindo-o então, custe o que custar para nós mesmos. Foi feito tudo para garantir-nos a salvação, e não somente devemos estar dispostos a aprender a vontade de Deus, mas também ansiosos por fazê-la, e realizar todas as coisas para Sua glória. Eis a obra de toda a vida do cristão. Ele não procurará ver até onde pode aventurar-se na senda da indiferença e da descrença, e ser ainda chamado filho de Deus; mas procurará ver quão estritamente consegue imitar a vida e o caráter de Cristo.

Jovens amigos, o conhecimento da Bíblia ajudar-vos-á a resistir à tentação. Se tendes tido o hábito de ler livros de narrativas fictícias, considerareis se é correto gastardes o vosso tempo com esses livros, que meramente ocupam o tempo e vos divertem, mas não vos proporcionam vigor mental ou moral? Se os estais lendo, e percebeis que eles produzem mórbida avidez por *novelas estimulantes, se vos levam a ter aversão à Bíblia e a pô-la de lado, se vos envolvem em trevas e afastamento de Deus - se esta é a influência que eles exercem sobre vós, detende-vos exatamente onde estais. Não prossigais este curso de leitura até que se inflame vossa imaginação e vos torneis incapacitados para o estudo da Bíblia e para os deveres práticos da vida real.

* aqui se aplica os seriados e filmes acima mencionados.

Obras de ficção de baixo valor não trazem proveito algum. Não transmitem genuíno conhecimento; não inspiram grandes e bons propósitos; não suscitam no coração ardentes desejos de pureza; não produzem na alma fome de justiça. Pelo contrário, tomam o tempo que deveria ser dedicado aos deveres práticos da vida e ao serviço de Deus - tempo esse que deveria ser dedicado à oração, a visitar os doentes, a cuidar dos necessitados e a educar-se para uma vida útil. Quando começais a ler um livro de narrativas fictícias, quão frequentemente a imaginação é tão estimulada que sois induzidos em pecado! Desobedeceis a vossos pais, e produzis confusão no círculo doméstico pela negligência dos simples deveres que recaem sobre vós. E, pior ainda, é esquecida a oração, e a Bíblia é lida com indiferença ou completamente desprezada.

Há outra espécie de livros que deveis evitar - as produções de autores incrédulos como *Paine e Ingersoll.

Eles muitas vezes vos são recomendados como motejo de que sois covardes e tendes medo de lê-los. Dizei francamente a esses inimigos que vos querem tentar - pois de fato são inimigos, por mais que professem serem vossos amigos - que obedecereis a Deus e que tomareis a Bíblia como guia. Dizei-lhes que tendes receio de ler esses livros; que vossa fé na Palavra de Deus é agora demasiado fraca, e que desejais aumentá-la e fortalecê-la, não diminuí-la; e que não quereis colocar-vos em tão íntimo contato com o pai da mentira.

* Estes autores são do tempo da escritora...que para os dias de hoje se aplicam os que foram mencionados acima.

Admoesto-vos a permanecer firmes e a nunca praticar um mau ato para não ser chamados de covardes. Não permitais que gracejos, ameaças e expressões zombeteiras vos induzam a violar a consciência no mínimo ponto que seja abrindo assim uma porta através da qual Satanás consiga penetrar na mente e dominá-la.

Nunca vos deis ao trabalho de abrir a capa de um livro que infunde suspeitas. Há infernal fascinação na literatura de Satanás. Ela é a poderosa bateria com a qual ele destrói a singela fé religiosa.

Nunca vos considereis suficientemente fortes para ler livros de autores incrédulos; pois eles contêm um veneno semelhante ao das víboras. Não vos podem fazer bem, e certamente causarão dano. Lendo-os, estareis inalando os miasmas do inferno. Eles serão para vossa alma como uma corrente de água poluída, contaminando a mente, retendo-a nos labirintos do ceticismo e tornando-a terrena e sensual. Tais livros são escritos por homens que Satanás usa como seus instrumentos; e deste modo ele tenciona confundir o espírito, afastar de Deus as afeições e privar o vosso Criador da reverência e gratidão que Suas obras requerem.

A mente precisa ser educada, e seus desejos controlados e postos em sujeição à vontade de Deus. Em vez de ser diminuída e deformada por nutrir-se com o vil refugo provido por Satanás, ela deve receber alimento salutar, que proporcione energia e vigor.

Jovem cristão, tendes tudo a aprender. Deveis ser atento estudante da Bíblia; deveis examiná-la, comparando uma passagem com outra. Se quereis prestar bom e aceitável serviço para o vosso Mestre, deveis saber o que Ele requer. Sua Palavra é um guia seguro; se for estudada cuidadosamente, não haverá perigo de cair sob o poder das tentações que cercam os jovens e se aglomeram sobre eles". The Youth"s Instructor, 10 de setembro de 1884.

Satanás sutilmente está recrutando jovens para seu exército e ele está usando esse tipo de literatura, seriados e filmes que manipulam a mente com o intuito de além de afastar os jovens de Deus, usa-los para o serviço do mal.





3 comentários:



Celina Silva Pereira disse...

Concordo, Vânia, esses livros exercem uma grande atração sobre os jovens, conforme verifiquei quando propus às diversas classes na escola no ano passado que lessem qualquer livro, conforme as preferências de cada aluno.
Temos de alertar nossos filhos quanto aos perigos de permitir que suas mentes sejam influenciadas por leituras que são contrárias ao cristianismo.
Beijos.
Celina

Cida Kuntze disse...

Oi querida Vania!
Concordo, temos que cuidar com as leituras, pois elas influenciam e muito o imaginário.
Conheço uma menina de 13 anos que devora esses tipos de livros, ela lê em 1 dia...vira a noite até pra terminar, e o pior...é a mãe que compra!!!

Dei uma bíblia bem legal, bíblia jovem pra ela, nossa...pensei que ela não iria se interessar muito, mas ela gostou. Fiquei tão feliz, pois seus olhos brilharam e desejaram conhecer as várias histórias que contei pra ela que a bíblia continha.

Mas o que mais fico triste é que como mencionastes no teu post que jovens que conhecem a Jesus, trocam a leitura da Bíblia por esses livros com frequência.
Temos que orar, pois o inimigo tem se prevalecido e muito disso.

Um beijo querida e uma páscoa de paz e benção pra você e sua família.

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Querida Vania,
Paz!!!!!

Tenha uma linda Páscoa com Senhor Jesus.

beijos
Suely

Blogger Templates