A SEMENTE NA TERRA BOA (4)

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um… E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança(Lucas 8:8,15).

O bom solo não foi pisoteado; não há camada rochosa embaixo da terra, nem proliferam as ervas daninhas. Qual é a explicação para tal fenômeno? Não há um bom solo sem uma preparação adequada. Foi necessário aragem!

Quem fez o tratamento espiritual necessário antes que Palavra pudesse ser recebida? Em primeiro lugar, o Espírito Santo. Assim como Ele prepara a alma de uma pessoa não convertida, Ele também produz nos crentes a energia para que recebam a Palavra de Deus em seu coração.

Porém, nós também somos responsáveis pelo adequado preparo de nosso próprio coração. Temos de ser genuinamente sinceros em primeiro lugar. Temos de remover todas as formas de injustiça de nosso proceder, em especial a hipocrisia e o auto-engano. Esses são tremendos obstáculos para que a Palavra penetre em nós.

Além disso, nosso coração tem de ser “bom”. Se estivermos envolvidos com atividades inúteis, desnecessárias ou más, ficaremos surdos à Palavra de Deus.

Por fim, temos de “guardar” a Palavra e não permitir que os pássaros (os demônios) a impeça de fincar raízes. Mesmo quando não entendermos algo, podemos seguir o exemplo de Maria, a qual “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” (Lucas 2:19). É nesse solo que os frutos vicejam – frutos permanentes por toda a eternidade!

1 comentários:



Celina Silva Pereira disse...

Oi, Vania, a propósito dessas suas últimas postagens, por coincidência o primeiro sermão no culto jovem deste ano foi também sobre a semente da Palavra de Deus, a partir do texto "Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás."
Que nossas vidas sejam solo fértil para a Palavra.
Beiijos, Vania.

Da

Celina

Blogger Templates