Um Plano - Planejando Seu Futuro



Se você tivesse que eleger a porção de sua vida que, se melhorada, mais impacto teria sobre as outras todas, qual seria? Praticar uma atividade física, ter tempo para ler, estudar mais, ter mais amigos, estabilidade afetiva, relação com pais ou filhos...? Para a grande maioria dos habitantes deste mundo – eu incluído -, contudo, arrisco dizer que a melhor resposta seria oração.

Nós, que cremos, temos, em geral, uma relação ambígua com a oração. Sabemos que é um elemento importante, mas não nos preocupamos em efetivamente melhorá-lo. Se quisermos um abdômen definido, precisamos fazer abdominais e, se quisermos passar em um concurso, precisamos rachar em cima dos livros, mas não nos aplicamos em de fato melhorar nossa vida de oração. Não temos um plano para isso.

Alguns são criados com o costume de orar antes das refeições e antes de dormir, além das orações coletivas nos cultos da igreja, mas a qualidade de todos esses momentos é pífia. São formalidades, atitudes automáticas, palavras repetidas em fórmulas vazias. Essa dinâmica só é quebrada em momentos especiais, pequenas exceções à regra insípida do mero formalismo.

Paulo sugere que coloquemos o tema na ordem do dia. "Orai sem cessar”, diz ele (1Ts 5:17), "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Ef 6:18). Ele nos desafia a lutar para inverter a lógica da oração como exceção. Orai sem cessar. E, para isso, diz que devemos vigiar e perseverar, porque não há nada que Satanás odeie mais do que pessoas que oram, portanto, vai fazer de tudo para atrapalhar; vai roubar nosso tempo, nos distrair, nos encher de sono, nos fazer sentir que não há ninguém ouvindo ali do outro lado, nos fazer sentir indignos de falar com Deus.

Vigiar implica em estar alerta, em começar orando para que Deus o ajude a orar. Perseverar implica em não ter medo de tornar aos mesmos temas repetidas vezes, não desanimar se o horário separado para a oração simplesmente parece não funcionar.

Você pode aspirar a muita coisa na vida, mas pouca coisa é digna disso, amigo. E ter uma vida de oração é uma dessas coisas. Sonhe com isso. Acalente isso. E então, levante-se para buscá-lo. Comece separando um lugar e um horário. No trânsito, quando o semáforo fecha? Ao acordar? Na caminhada para o trabalho?

Encontre seu espaço. Não deixe que nada seja mais importante do que isso. Estabeleça seu momento de oração como prioridade absoluta. Ore a Deus que o ajude a não ter a mente arrebatada por qualquer coisa no caminho. Eleja de antemão sobre o que e sobre quem orará. Pense nas diversas nuances e implicações desse pedido e as nomine todas quando estiver orando. Não se preocupe se no começo sua oração for muito curta, persevere.

Desse momento, tornado hábito, fluirá uma nova relação com Deus. Você se pegará orando fora desse horário também. Você se surpreenderá orando sem cessar. Você se reconhecerá numa relação de intimidade impensável com o Criador. E toda sua vida será impactada por essa relação.

2 comentários:



Cida Kuntze disse...

Oi Amiga!
Que texto maravilhoso. Precisamos mesmo orar sempre, falar e deixar o Senhor falar conosco. Quanto mais oramos, mais queremos ficar na Sua presença.

Vania, a Tarciana tá fazendo 1 ano de blog e colocou o seu como um dos que ela mais gosta e indica. Que benção amiga...fiquei super feliz.

Beijos e uma abençoada semana.

Tarciana Soares disse...

Oiii Vaniiia, obrigada pela visita... amei ver vc em meu blog!!!

Então acho que a Cida já comentou comigo que vc é daqui mais mora em Petrolina, eu tenho uma amiga que é daqui, mas que tbm mora ai. Ela se chama Evelin, ela vai está aqui em Recife esses dias, chega amanhã. Conheço outras famílias ai em Petrolina tbm.
Quando vinher aqui em Recife me avisa que nos encontramos. Eu tbm pretendo ir por ai, se eu for realmente te aviso, vai ser um prazer conhece-lá.

Siiim, eu realmente gosto do seu blog e sempre estou por aqui, foi a Cida que me apresentou a ele. Estou com meu pc quebrado, quando entro aqui é na lan house ou na faculdade, ai muitas vezes entro e nem comento, mas prometo que da próxima vez irei comentar.

Agradeço as orações e tbm estarei orando por vc..

beijos queriida, tenha uma semana abençoada!!!

Blogger Templates