Estudo 4 - As Boas Novas do Apocalipse


Já ouviu você falar do Evangelho do Apocalipse? Embora não haja nenhum livro com esse nome, existe esta realidade.

Evangelho significa Boas Novas, as quais se aplicam à proclamação de boas notícias salvadoras da parte de Deus. Pois bem, o Apocalipse nos revela toda a beleza do amor de Deus ao salvar o pecador. Assim como os três capítulos da Bíblia ( Gênesis 1-3 ) nos relatam como entrou o pecado no mundo, os últimos três capítulos do Livro Sagrado ( Apocalipse 20-22 ) nos anunciam como o pecado será desarraigado deste planeta em rebelião. Todo o resto da Santa Escritura nos revela a maneira de Deus lidar com esta tragédia horrível.

1. Como é chamado no Apocalipse o plano da salvação previsto por Deus? Apocalipse 14:6.

"... Tendo um ________________ para pregar aos que se assentam sobre a Terra..."

2. Por que foi necessário trazer um plano para redimir ou salvar o homem? Romanos 5:12.

Nota: As consequências do pecado não são apenas perigosas, são trágicas. O pecado nos separa de Deus ( Isaías 59:1, 2 ), e descarrega sobre o ser humano a fatídica condenação de morte ( Romanos 6:23 ) e a destituição da glória de Deus ( Romanos 3:23 ). Em outras palavras: o pecado está irremediavelmente perdido.

3. Que sente Deus pela humanidade e que fez por ela? São João 3:16; Apocalipse 2:10.

a. "Porque Deus ________ o mundo de tal maneira..."

b. "... que ______ Seu ________ unigênito, para que todo o que _________________, não pereça, mas tenha a ______________________ .

c. "... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a ___________________ ."

4. Desde quando existe o plano de Deus para salvar o homem? Apocalipse 13:8. (Ali fala dos adoradores da besta apocalíptica, mas na última parte do versículo responde a nossa pergunta.)

"... do Cordeiro que foi morto desde a ______________________ ."

Nota: Todo o que se salvar, será salvo por Jesus ( São João 14:6 ). Não houve um plano de redenção para o Antigo Testamento e outro para o Novo Testamento, pois o sacrifício que Jesus faria já estava disponível desde o princípio do mundo. E São Pedro declara que já estava destinado desde antes da fundação do mundo ( 1 São Pedro 1:18-20 ).

JESUS É O ÚNICO SALVADOR

5. Ao morrer na cruz, que fez nosso Senhor Jesus Cristo por nós, pecadores? Apocalipse 1:5.

"... Aquele que nos _____________ e pelo Seu _____________ nos libertou dos nossos ___________________ ."

Nota: Os crentes do Antigo Testamento se salvaram por meio do sangue que Cristo haveria de derramar na Cruz (simbolizado pelo sangue dos sacrifícios desde os dias de Adão, incluindo os serviços do Santuário), e os neotestamentários são salvos pelo mesmo sangue de Cristo que já foi derramado na cruz ( Atos 15:10, 11 ). "Porque é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados" ( Hebreus 10:4 ).

"E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mais ainda pelos do mundo inteiro" ( 1 São João 2:2 ). "...O sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" ( 1 São João 1:7 ).

6. De acordo com a Palavra de Deus, quantos salvadores existem à disposição do pecador? Atos 4:11, 12; Apocalipse 3:7.

a. "...Jesus.... E não há __________ em _____________ outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro ______________ , dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos _________________ ."

b. "...que ________________ e ninguém fechará, e que fecha e _________________ ."

Nota: A profecia do Antigo Testamento escrita por Isaías, já dizia que embora Ele nunca tenha praticado maldade ( Isaías 53:9 ), nossos pecados seriam postos sobre Ele ( Isaías 53:6 ), e que Sua morte seria expiatória ( Isaías 53:10 ). Sua ressurreição garantiria Sua vitória sobre o pecado e a morte. Por isso é que quando Cristo abre a porta de salvação ao crente, ninguém a pode fechar, e quando a fecha por falta de fé do pecador nos méritos de Cristo, não há quem possa abri-la.

7. Que devo fazer para receber a salvação que Jesus oferece? Atos 16:31; Atos 3:19; 1 São João 1:9.

a. "Responderam-Lhe: _______________ no _________________ e serás __________ ..."

b. " _______________ , pois e ________________ para serem cancelados os vossos _____________________ ."

c. "Se ___________________ os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos _______________ e nos _________________ de toda __________________ ."

Nota: Quando as Santas Escrituras falam sobre a confissão de pecados, referem-se aos mesmos termos ensinados por nosso Senhor Jesus Cristo no Pai Nosso: "Pai Nosso que estás nos Céus,... Perdoa-nos..."

Na linguagem bíblica, arrepender-se significa mudar de opinião. Da mesma maneira, converter-se significa dar meia-volta e caminhar em sentido contrário. Arrependimento significa uma mudança genuína da mente e atitude para com Deus e para si mesmo e também para com os demais. A pessoa arrependida por meio do Espírito Santo, começa a ver as coisas como Deus as vê. Conversão, portanto, significa dar uma volta e retroceder no caminho da vida de pecado, avançando para Deus.

JESUS É O ÚNICO MEDIADOR

8. Segundo Deus revela em Sua Palavra, quantos mediadores existem que podem interceder diante de Deus a favor do pecador? I Timóteo 2:5.

"Porquanto há um só _________________ e um só _____________ entre Deus e os homens, ______________ homem."

Nota: As razões para uma declaração tão enfática e contundente são claras e estão na Bíblia. Só Jesus possui a natureza divino-humana. Era Deus ( Romanos 9:5 ), e para redimir-nos tomou a natureza humana ( Gálatas 4:4; Hebreus 2:14, 16, 17 ). Não cometeu pecado, portanto não merecia morrer ( 1 São Pedro 2:21, 22 ). Quer dizer que quando morreu pagou a dívida de nossos pecados. Não existe outro que reúna estas características como para falar ao homem das coisas de Deus (porque é Deus) em linguagem de homens (pois Se fez humano) e poder apresentar-se a Deus e falar com Ele de igual a igual a respeito dos problemas do homem.

9. Que disse Jesus deseja fazer na vida do ser humano quando este se converte? Apocalipse 3:20.

10. Quando Jesus entra no coração do convertido, que dois frutos são produzidos? Filipenses 2:13.

"...tanto o ________________ como o ________________ segundo a sua boa ________________ ."

MINHA DECISÃO - Senhor Jesus: Reconheço que sou débil ante as tentações e pecados. Mas também aceito que Tu és poderoso e que morreste para salvar-me, e hoje estás disposto a interceder por mim diante de Deus o Pai. Perdoa meus pecados, e lava-me com Teu sangue, porque Te aceito como meu único e suficiente Salvador e meu único e suficiente Mediador!




0 comentários:



Blogger Templates