ESTUDO 3 - O Grande Traidor Desmascarado Pelo Apocalipse

Assuntos deste estudo: Satanás desmascarado pelo Apocalipse, o grande traidor, o opositor de Deus, Diabo o pai da mentira.

Seria difícil negar a realidade de um conflito entre os poderes antagônicos em nosso planeta. Por um lado, o amor de Deus, belamente descrito por E. G. White, ao dizer: "'Deus é amor', está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo - todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos." - Caminho Para Cristo, pág. 10.

Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes e calamidades de toda índole, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no planeta Terra pelo arquimimigo de Deus, Satanás, que com aterradora sanha homicida, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.

Embora nos custe aceitá-lo, o homem está integrado nesse conflito que tomou dimensões cósmicas. Criado com o desejo de adorar a Deus, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para desviá-lo de Deus com substitutos pecaminosos pelos quais Satanás demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão oferecendo homenagem a Satanás inocentemente: Este seminário ajudá-lo-a a compreender o que vai por detrás dos bastidores no grande conflito entre Cristo e o anticristo, decifrar suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus.

No estudo anterior identificamos o grande herói do Apocalipse e neste veremos seu inimigo.

1. Satanás é mencionado 55 vezes no livro de Apocalipse. Quais são alguns dos nomes que o identificam? Apocalipse 12:7-10 . Enumere os cinco nomes que aparecem nesta passagem.
  1. ..............................
  2. .............................
  3. ............................
  4. ............................
Nota: No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado sob o símbolo do perverso rei de Tiro. Ali é mencionado que ele foi criado perfeito ( Ezequiel 28:15 ), o que nos ajuda a entender que Deus não criou o diabo perverso, como o é na atualidade.

Nos versículos seguintes, descreve-se um processo de autocorrupçâo que transformou esse ser perfeito, Lúcifer, em diabo (anjo mau) sublevado contra Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado ( Ezequiel 28:16, 17 ), e fizeram dele o pai e iniciador do erro, da mentira e do pecado ( São João 8:44 ).

Outro aspecto importante que se destaca em Isaías 14:12-14 , sob o símbolo do rei de Babilônia, foi sua intenção de ser semelhante a Deus, estabelecendo seu trono ali onde está o trono do Altíssimo. Ali começa a rebelião cósmica cujo grande conflito é revelado no Apocalipse.

2. A quem arrastou Satanás em sua rebelião contra Deus? Apocalipse 12:7-9

3. Quantos anjos caíram com Satanás? Apocalipse 12:3, 4

Nota: "Estrelas" aqui significa anjos ( Apocalipse 1:20 ). Existe um antecedente que nos permite dar dita interpretação a este símbolo apocalíptico. Jó, utilizando o estilo antigo da poesia hebraica de repetir a idéia a fim de ampliar seu sentido, declarou que "... as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus" ( Jó 38:7 ). Em Judas 6 , é nos dito que Deus tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com Satanás.

O CONFLITO SE TRASLADA PARA O PLANETA TERRA

4. Usando a serpente como instrumento, que estratégia utilizou Satanás para envolver o ser humano no grande conflito? II Coríntios 11:3

Nota: Por usurpação, Satanás se constituiu o príncipe deste mundo ( João 14:30 ), e os seres humanos, ao pecar, chegaram a ser seus cativos ( Romanos 6:16; II Timóteo 2:26 ), a quem reclama como propriedade ( I João 3:8 ). Cristo põe ao alcance de cada filho Seu, armas para vencer os enganos de Satanás.

Ex.: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ( João 8:32 )

5. Por que sabemos que a batalha contra o mal, e seu originador, não está perdida? I João 3:8.

"... Para isso se manifestou o ............................, para ............................... as obras do diabo."

REVELADA A ESTRATÉGIA DE SATANÁS

6. Quais são os dois dos enganos mais sutis de Satanás, dos quais deveríamos acautelar-nos? II Coríntios 11:14, 15.

a. Satanás se transforma em .................................."

b. "... Os seus ............................................. se transformam em ............................................"

Nota: Fica evidente que poucas vezes Satanás se apresentará abertamente. Sua estratégia mais bem-sucedida consiste em cobrir-se com um manto de piedade, inclusive milagrosa. Devemos cuidar-nos para que não tenha vantagem sobre nós. (Ver II Coríntios 2:11 .)

7. Pode Satanás fazer realmente milagres, ou só aparenta que os faz? Apocalipse 16:13, 14; II Tessalonicenses 2:9.

"... são ........................................... de ................................................ de sinais..."

"... é segundo a eficácia de Satanás, com todo ........................, e ....................... e ........................... da ............................."

8. Satanás tem obtido êxito ao tratar de enganar por meio de seus milagres? Mateus 24:24; Mateus 7:21-23.

a. "... para enganar, se possível, os ........................................."

b."... e em Teu nome não fizemos ...............................................? Então lhes direi:.............................."

Nota: Satanás é tão sutil em seus enganos que inclusive é capaz de citar as Santas Escrituras, isolando-as de seu contexto, como fez com Cristo nas tentações do deserto. Porém ali Jesus demonstrou que o correto uso das Escrituras é a arma que nos dará a vitória. Já no Antigo Testamento Deus dizia: "A lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" ( Isaías 8:20 ).

9. Contra quem está Satanás especialmente enfurecido nestes últimos tempos? Apocalipse 12:17;

"... Os que .......................... os ............................ de ........................... e têm o .................... de ..........................."

O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER

10. De acordo com a revelação do Apocalipse, como podem os seres humanos vencer a Satanás? Apocalipse 12:11.

"Eles, pois, o venceram por causa do ................... e por causa da ........................ do ................... que deram..."

Nota: Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele já venceu a Satanas nas tentações do deserto, na cruz e demonstrou Sua vitória ao ressuscitar dos mortos. O diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como um leão que ruge ( I Pedro 5:8 ), pois ao final do milénio apocalíptico será destruído no lago de fogo e enxofre ( Apocalipse 20:10,14; Ezequiel 28:18,19 ).

MINHA DECISÃO - Decido confiar plenamente em Jesus e aceitá-Lo como meu único e suficiente Salvador.

0 comentários:



Blogger Templates