ESTUDO 02 - O Personagem Central do Apocalipse

Assuntos deste estudo: Jesus Cristo no Apocalipse, o filho de Deus, Nosso Salvador e Redentor.


A palavra "Apocalipse" significa "revelar ou descobrir". O livro começa dizendo que é "a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo" ( Apocalipse 1:1 ), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram que este herói é nosso Senhor Jesus, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referências a Sua sublime pessoa.

1. Como descreve o Apocalipse a grandiosidade de nosso Senhor Jesus? Apocalipse 1:13-16.

a. Como era a Sua roupa?............................................( Apocalipse 1:13 ).

b. Como era o Seu cinto?.............................................( Apocalipse 1:13 ).

c. Como eram Seus cabelos?........................................( Apocalipse 1:14 ).

d. Como eram Seus olhos?...........................................( Apocalipse 1:14 ).

e. Como eram Seus pés?..............................................( Apocalipse 1:15 ).

f. Como era a Sua voz?................................................( Apocalipse 1:15 ).

g. Como era Seu rosto?...............................................( Apocalipse 1:16 ).

Nota: Lendo Daniel 10:5-9 e comparando com Apocalipse 1:17 , você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel e ao apóstolo São João a magnificência do Senhor Jesus.

NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR

Apocalipse 3:5 fala do livro......................................

Apocalipse 21:27 se refere ao livro do................................... do ..............................................

Apocalipse 20:12 menciona outros livros no plural.

Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo. Os que são salvos têm seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que rejeitam a Jesus.

Nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse encontramos uma cena de angústia vivida por São João ao descobrir que ninguém tinha poder para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Não se sabe o que contém este livro.

2. Quem foi o único ser em todo o Universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? ............................................  Apocalipse 5:6-9.

Nota: Segundo Apocalipse 5 , somente Jesus sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Ele, somente Ele, pode ler os corações e compreender quem em verdade é Seu. É necessário que entreguemos a vida a Ele.

Só Jesus pode limpar-nos do pecado ( I São João 1:9 ).

Somente Ele é "poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória de Deus"( São Judas 24 ).

Na verdade, "abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" ( Atos 4:12 ).

Por isso é que João em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança até que apareceu Jesus. E também é explicado por que os 24 anciãos exclamaram com regozijo: "Digno és", quando Jesus interveio em favor daqueles pelos quais morreu.

3. Segundo os 24 anciãos de Apocalipse 5:8, 9, 12 , o que qualificou a nosso Senhor Jesus como o único ser digno de abrir o livro selado?

"Porque foste.............................. e com Teu.......................... compraste para Deus, os que procedem de toda ............................. , ........................... , .......................... e ...........................".

Nota: O título "Cordeiro" é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere a Jesus. Assim o declara João Batista em São João 1:29 . No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava do pecado. No Novo Testamento é nos ensinado que Jesus é a realidade daquela simbologia.

4. Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo? Apocalipse 1:5.

"Aquele que nos .............................., e pelo seu ................................... nos libertou dos nossos pecados."

5. Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte de nosso Senhor Jesus?

a. Romanos 6:23 "Porque o salário do ..................... é a ......................."

b. Hebreus 4:15 "Antes foi Ele tentado ........................ , à nossa semelhança, mas ............................

c. I Coríntios 15:3 "Cristo morreu ........................................

6. Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício? Apocalipse 1:6.

"E nos ........................ reino ,........................... para Deus..."

Nota: No Antigo Testamento o ser humano se dirigia a Deus através do sumo sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, cada crente nEle, é feito sacerdote, permitindo-lhe ir a Deus diretamente.

SUA ORIGEM E A FONTE DE SEU PODER

Com séculos de antecipação, o Antigo Testamento profetizou que o Messias haveria de nascer de uma virgem ( Isaias 7:14 ), na pequena cidade de Belém ( Miquéias 5:2 ). O Novo Testamento confirma que, quando Jesus nasceu, estas profecias se cumpriram ( São Mateus 1:22, 23; 2:5, 6 ). Mas este nascimento só tem a ver com a natureza humana de Jesus.

7. Desde quando existia nosso Senhor Jesus Cristo?

a. São João 17:5 "........................................... que ................................................... mundo."

b. Miquéias 5:2 "Desde .................................................. desde os dias da .................................".

8. Qual era a natureza de Cristo antes de Sua encarnação? Romanos 9:5

"0 qual é sobre todos ....................................................................... para todo o sempre. Amem."

Nota: Devido a Sua natureza divina é que São Pedro disse que foi Jesus que inspirou os profetas ( I São Pedro 1:10, 11 ) e em Apocalipse 22:6 diz-se ser Ele "O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas". A Bíblia proclama que Jesus é o Verbo, é Deus eterno e coeterno com o Pai. ( São João 1:1-3, 14 .)

O NOSSO ETERNO SALVADOR

9. Desde quando estava decidido que, se o homem caísse em pecado, Jesus haveria de morrer em seu lugar? I São Pedro 1:18-20 ................................................

Nota: A ressurreição de Cristo demonstra que Ele tem poder sobre a vida e a morte ( Apocalipse 2:8 ) e nos dá a garantia do Seu poder para salvar ( São João 10:17 ).

10. Quão abrangente é a capacidade salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo? Hebreus 7:25.

"...pode ..................................... totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo ............................ para ..................... por eles."

MINHA DECISÃO - Aceito a Jesus como meu Senhor e Salvador.









2 comentários:



Tarciana Soares disse...

Vaniiia, agradeço a visita e seu comentário em meu blog.

Beijos!!

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Vania,

Fiquei muito feliz com sua visita e seu comentário em nosso blog.

Estarei sempre "passando" por aqui.

Deus abençoe,

Tenha um lindo domingo,

Abraços
Suely

Blogger Templates