Três reações típicas

Todavia, chegando alguns homens a ele [a Paulo], creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros (Atos 17:34).

Paulo pregou o Evangelho na cidade de Atenas, capital da cultura e da filosofia na Antigüidade. Ele apresentou Deus como o Criador e Mantenedor de tudo o que existe e testificou que Deus ordenou a todos os seres humanos que se arrependam, isto é, que confessem seus pecados diante dEle e façam o que Lhe agrada; em outras palavras, que se convertam.

A conversão não é algo que Deus meramente recomende; ela é um mandamento para a humanidade. Ignorar Sua ordem conduz as pessoas somente para a condenação pessoal e eterna.

Como os atenienses reagiram a essa mensagem? De três maneiras típicas. Alguns zombaram: ironicamente, os devotos de diversos ídolos escarneceram o Deus vivo! Mesmo hoje, as pessoas que acreditam nas mais variadas superstições ridicularizam a fé no Senhor Jesus.

Outros, porém, disseram que ouviriam Paulo em outra oportunidade. O adiamento é o divã preferido do diabo; pode-se tranqüilamente deitar e descansar nele. Pensar que sempre podemos decidir qualquer coisa em um outro dia é uma atitude suicida quando se trata da salvação eterna. Amanhã pode ser muito tarde! A chance de ouvir o Evangelho novamente pode não nos ser dada nunca mais.

Até em Atenas havia alguns que creram, entre eles um oficial chamado Dionísio e uma mulher desconhecida, cujo nome era Dâmaris. Estes receberam a Palavra de Deus. Foram poucos em relação ao primeiro e ao segundo grupo. Assim será na glória do céu: todos têm a oportuni­dade de entrar nela, mas são pouquíssimos os que de fato estarão lá. O Evangelho é para todos, mas são raros os que crêem nele.

0 comentários:



Blogger Templates