O Sábado e a Educação

A obra de educação de Deus para o homem é justamente o plano da redenção, a restruturação do caráter de Deus perdido pelo homem por culpa de sua transgressão. Cada detalhe que envolve nossa vida deve ser cuidadosamente escolhido, cada gesto, cada pensamento, cada objetivo, cada tempo empregado, cada escolha. Tudo refletirá no que somos e seremos futuramente em nossa colheita do que hoje plantamos.
Na educação dos filhos, repousa solene responsabilidade sobre os pais na construção do caráter de cada um. A educação Edênica girava em torno do Criador e deveria ser refletida para o filhos do primeiro casal. Após a queda todas a estruturas do mundo e seus indivíduos foram modificadas, porém o plano para a educação no lar continua a mesma: girar em torno do centro que é Deus, ter como fundamento a Sua santa Palavra e refletir para os filhos a Sua glória.
Em meio a perplexidades e afazeres cada vez mais constantes, vemos a previsão de Deus quando declara com relação ao quarto mandamento: “Lembra-te”. Previu que o homem seria tentado a esquecer-se de suas responsabilidades de satisfazer todos os reclamos da santa lei. Antes de averiguarmos as bençãos e os deveres contidos no sábado com relação a educação dos filhos deve-se entender que cada passo que é dado pelos pais, encontra-se os filhos de olhos atentos para os mesmo.
O sábado não inicia-se apenas no por-do-sol de sexta-feira, mas deve iniciar-se com uma preparação diária e culminando no ultimo dia da semana. A criança tende a imitar cada gesto dos pais, com esse conhecimento devem os pais ensinarem executando com diligência a preparação devida para o Sábado. Tal atitude desenvolverá em seus filhos satisfação pela chegada do santo dia do Senhor. Deve-se ensinar os filhos nos deveres da preparação, assim desde pequenos entenderam a seriedade da questão.
Caso ocorra ao contrário e as crianças sejam deixadas ao léu, sua atenção será direcionada aos seus prazeres naturais como brincadeiras e afazeres que não convém para o momento, isso causará uma falta de compreensão da santidade do Sábado e os filhos cresceram sem dar tanta importância quanto a prepara-se para encontrar o Senhor.
Vivemos no limiar da história terrestre e Satanás tem trabalhado como nunca antes para afastar a criaturas de seu Criador, chegaremos ao ponto da tentativa de implantar a sua marca, um dia profano em lugar do santo. Cada indivíduo hoje tem sido preparado através da educação secular para receber futuramente o domingo como dia de guarda. Além desse ponto Satanás tem desvirtuado o conceito de santidade dentro daqueles que professam serem observadores do sábado.
Então temos dois pontos de grande preocupação: pessoas seculares com uma educação secular que adere ao sistema babilônico espiritual e pessoas que professam serem cristãs absorvendo a educação do sistema. No meio desse paradigma Deus se revela através dos seus conceitos educativos relacionados ao Sábado. É objetivo de Deus preparar uma geração que seja submissa a Ele e que proclame ao mundo o dever de cada homem para com seu Criador. Neste ponto encontra-se a verdadeira educação, a educação Divina.
Princípios de santidade, de reconhecimento da presença de Deus, de reverência, de compromisso, de entrega, de dever para com a obra de Deus podem e devem claramente serem adquiridos com a observância do Sábado. A fidelidade na grande obra de Deus somente será alcançada se antes nas pequenas coisas formos fiéis. A fidelidade hoje com o sábado praticada no lar refletirá princípios sólidos quanto a qualquer provação futura.
Os filhos que com amor são admoestados quanto a isso, cresceram caminhando em caminhos de justiça. Os pais tem o dever de formarem uma geração que ame mais o seu Criador do que o mundo. Uma geração que se colocará nas mãos de Deus para derrubar o sistema que Satanás implantou neste mundo e que com aparente exito tem ceifado um grande numero de almas e afastando cada vez mais de Deus aqueles que ainda se encontram vivas no desconhecido sistema.
“Antes do por-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar.” 1
O primeiro princípio que devemos impressionar a nossos filhos e a nós mesmo é a separação do mundo. Antes mesmo que o luzeiro nos indique o findar de mais uma semana, devemos estar totalmente desligados dos afazeres seculares e com a mente focada em receber a restauração espiritual que tanto carecemos com a presença do Senhor no Seu dia santo. Deve haver diligência quanto ao horário, isso produzirá um sentimento de respeito e solenidade nas crianças quando demonstrado que o mundo e seus afazeres devem ser deixados de lado para encontra-se com o Senhor.
“As crianças devem participar do culto familiar, cada qual com sua Bíblia, lendo um ou dois versículos.” 2
O incentivo da leitura bíblica nos sábados deve ser de forma mais ampla, pois a mais tempo para dedicar-se a isso. Cada criança deve possuir sua própria Bíblia e estimulada a lê-la, nada de forma forçada assim também como as orações não devem ser longas e sobre assuntos que não tem a ver com o interesse de todos. Essas orações causaram desconforte no culto e pode levar as crianças a desgostarem de algo que deve ser agradável e desejável.
“O tempo restante [a tarde] poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o sábado proporciona. Os pais deverão passar boa parte desse tempo com os filhos.” 3 Cada minuto é precioso e pode ser grandemente aproveitado para a educação dos filhos.
Ensinamentos com exemplos bíblicos e até mesmo o simples fato de observar a natureza será de grande valia para o aprendizado das crianças, porém isso somente será possível se os pais estiverem presentes. As crianças não devem ser deixadas de lado aos sábados pois logo ficaram inquietas e tenderam a ocupar-se com coisas desnecessárias para o dia. Como memorial da crianção, deve-se inculcar o infinito poder de criador que Deus possuí, abrir os horizontes da imaginação de como era a bela e perfeita terra quando Deus a criou, mostra-lhes que mesmo com o pecado a natureza ainda testifica do Seu poder.
“Os pais poderão fazer do sábado o que em realidade deve ser, isto é, o dia mais alegre da semana, induzindo assim os filhos a considerá-lo um dia deleitoso, o dia por excelência, santo ao Senhor e digno de honra.” 4
Pais que de agem desatenciosamente seja com o sábado, seja com qualquer outro aspecto da educação dos filhos terão sem sombra de dúvidas filhos desatenciosos em cada aspecto negligenciado pelos pais. Crianças que crescem convivendo com pais que não se importam em santificar-se, desenvolveram uma vida contrária ao caminho de santidade conforme os pais por anos exemplificaram.
Caso o sábado seja recebido com desordem, desgosto e desatenção, de tal modo os filhos receberam o mesmo. Está é a grande estratégia de Satanás, que não abrange somente o sábado mas todos os aspectos da vida cristã vivida pelos pais no lar para formar uma visão deturpada nos filhos do real sentido de uma vida entregue a Deus. Por culpa de pais negligentes temos uma geração de filhos negligentes.
Com o tempo inúmeros pais e mães se perguntam: Por que meu filho está fora da igreja? Por que meu filho não gosta das coisas da igreja? Perguntas tais são feitas frequentemente e a resposta é: por que o pai e a mãe negligenciaram algum ponto na educação exemplar de seus filhos.
“Ao pôr-do-sol, é hora de elevar a voz em oração e cânticos de louvar a Deus, celebrando o término do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os recuidados da nova semana de atividades.” 5
Ao findar-se o santo dia inicia-se mais uma semana de luta e labor. Breve estaremos findando a história dessa terra, o tempo está tão próximo quanto muitos nem imaginam. Aqueles que possuem filhos devem de forma diligente lutar e orar por sabedoria na educação dos mesmo. Grande esforço deve ser feito na formação do caráter de cada criança, uma geração de servos de Deus deve ser formada.
Ter uma geração que reflita o Seu caráter sempre foi o objetivo de Deus desde a queda do homem, por isso um sistema educacional foi criado para que o homem pudesse alcançar o que havia perdido. A educação sabática é uma base fundamental para o desenvolvimento do homem, é um sinal entre nós e Deus. Diz o Senhor: “Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” 6.
O santo dia do Senhor possui as horas mais preciosas e propicias para se ensinar os princípios de santidade para os filhos. De suma importância é a santificação, pois sem ela “ninguém verá o Senhor” 7.
Referências
1 - Testemunhos para Igreja vol. 6 pág. 356
2 - Ibidem pág. 357
3 - Ibidem pág. 358
4 - Ibidem pág. 359
5 - Ibidem pág. 359
6 - Êxodo 31:13
7 - Hebreus 12:14

Jean R. Habkost http://literalmenteverdade.blogspot.com

0 comentários:



Blogger Templates