Biografias Bíblicas III - Que espécie de fruto?

 
Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam. Jó 4:8.

Para fins educativos, nenhuma parte da Bíblia é de maior valor do que as suas biografias. Estas diferem de todas as outras, visto serem absolutamente fiéis. É impossível a qualquer pessoa finita interpretar corretamente, em tudo, os feitos de outrem. Ninguém, a não ser Aquele que lê o coração, que pode divisar a fonte secreta dos intuitos e das ações, poderá com verdade absoluta delinear o caráter, ou dar uma descrição fiel de uma vida humana. Unicamente na Palavra de Deus se encontra tal esboço biográfico.

Nenhuma verdade a Bíblia ensina mais claramente do que aquela segundo a qual o que fazemos é o resultado do que somos. Em grande parte, as experiências da vida são o fruto de nossos próprios pensamentos e ações.

“A maldição sem causa não virá.” Provérbios 26:2. “Dizei aos justos que bem lhes irá. ... Ai do ímpio! Mal lhe irá, porque a recompensa das Suas mãos se lhe dará.” Isaías 3:10, 11. “Ouve tu, ó Terra! Eis que Eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos.” Jeremias 6:19. Terrível é esta verdade, e profundamente deve ela ser gravada em nosso espírito. Cada ação se reflete sobre aquele que a pratica. Jamais um ser humano pode deixar de reconhecer, nos males que lhe infelicitam a vida, os frutos daquilo que ele próprio semeou. Contudo, mesmo assim, não nos achamos sem esperança. ...

Jacó recorreu à fraude, e colheu os frutos do ódio de seu irmão. Durante vinte anos de exílio foi ele próprio lesado e defraudado. ... Deus, porém, diz: “... Eu vejo os seus caminhos e os sararei. ...” Isaías 57:18.

Jacó, em sua angústia, não desesperou. Havia-se arrependido e se esforçara por expiar a falta cometida para com seu irmão. E ao ser pela ira de Esaú ameaçado de morte, procurou o auxílio de Deus. “Lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe suplicou.” Oséias 12:4. ... Quebrara-se o poder do mal em sua própria natureza; havia-se-lhe transformado o caráter. ...

Deus não anula as Suas leis. Ele não age contrariamente às mesmas. Não desfaz a obra do pecado. Mas Ele transforma. Mediante Sua graça a maldição resulta em bênçãos.
 
Fonte: Vidas que falam.... Ellen G. White

0 comentários:



Blogger Templates