FOCO DEFINIDO - O reino de Deus deve ser o eixo de nossa vida


No início de cada ano, você olha para trás e percebe que muitos de seus planos e propósitos continuam no papel. Você fica frustrado e hesita em estabelecer novas metas para os doze meses seguintes.

Sou muito parecido com você nesse aspecto. Por isso, quero convidá-lo a fazer uma coisa diferente em 2012. Antes, porém,de mencioná-la, vou lhe contar algo que me aconteceu em 1954, ano em que a cidade de São Paulo comemorou o quarto centenário de sua fundação.

Eu cursava a segunda série ginasial no então Colégio Adventista Brasileiro (CAB). Como pretendia ser aluno aplicado, tomei a decisão de deixar de lado algumas coisas de que gostava para me dedicar aos estudos.

Em pouco tempo, descobri o segredo do sucesso. Eu havia sido batizado no ano anterior e meu maior prazer era ler a Bíblia. Pouco antes do batismo, meu pai me deu um exemplar das Escrituras Sagradas. Três meses depois, fui para o colégio e, ao abrir a Bíblia, notei que minha mãe havia colocado um pedaço de papel no livro de Provérbios. Vários versos estavam sublinhados e um deles tem sido minha baliza ao longo do tempo: “Filho meu, não te esqueças dos Meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos” (3:1).

Durante aquele ano, fiz da Bíblia meu livro de cabeceira. Por isso, tive discernimento para definir minhas prioridades, uma das quais foi estudar diligentemente para servir ao Senhor.

Todo conselho bíblico, quando aceito e praticado, repercute pelo resto de nossa vida. Vou dar um exemplo. Em novembro de 2010, fui a Brasília para assistir às reuniões da Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana. Quando o avião sobrevoava a cidade de Águas Claras, já se encaminhando para a pista de pouso, vi o prédio em que minha mãe morava. Com 93 anos de idade, a mente dela não tinha mais a lucidez de outrora, mas foi daquele cérebro que saiu, cinquenta e seis anos antes, a ideia de marcar, no livro de Provérbios, o verso bíblico que me serve de foco até hoje. Derramei algumas lágrimas e, no dia seguinte, ao pregar na igreja central,me referi ao verso sublinhado por minha mãe. Toda vez que me lembro dessa passagem bíblica, reafirmo o foco em torno do qual devem girar todas as minhas atividades.

A esta altura, você já descobriu qual é a “coisa diferente” que precisamos fazer neste início de ano. Na verdade, não se trata de um item ignorado em nossas listas anteriores. O problema é que, com o passar dos dias, o reino de Deus (Mt 6:33) deixa de ser prioridade para dar lugar a outras coisas. Por isso, falhamos várias vezes.

O físico e matemático Isaac Newton foi diligente pesquisador da Palavra de Deus e, ao longo dos anos, sempre a colocou no topo de suas prioridades. Deve-se a ele a descoberta, em 1685, da lei da gravitação universal. Um ano antes, ele informou a seu amigo Edmond Halley que havia resolvido o problema da força inversamente proporcional ao quadrado da distância. Suas pesquisas científicas exigiram muito tempo de trabalho, mas ele jamais negligenciou o reino de Deus e Sua justiça.

Num passado distante, muitas pessoas influentes não colocaram o reino de Deus na lista de suas prioridades: Herodes, Pilatos, Agripa, Festo, Nero. Eu poderia mencionar intelectuais e cientistas dos três últimos séculos, mas prefiro o silêncio, pois não me compete julgá-los. Deus conhece muito bem aqueles que O descartaram de seus projetos de vida. Hoje também, até mesmo na igreja, há muita gente que não leva a sério o que Paulo afirma em Atos 17:28: “Pois nEle [Deus] vivemos, e nos movemos, e existimos.”

Isaac Newton morreu crendo que o movimento e as órbitas dos planetas eram definidos por Deus. Semelhantemente, precisamos aceitar o fato de que o Altíssimo definiu nosso caminho e nosso estilo de vida. Por isso, ao longo de 2012, permitamos que o reino de Deus seja, em todas as circunstâncias, o eixo de nossa vida.

Que a nossa oração seja:

“Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 70).

Escrito pelo Pastor Rubens Lessa
Editor da Revista Adventista Revista Adventista 2012

0 comentários:



Blogger Templates