Lição da Escola Sabatina - Poder de Recuperação - Noemi

3. Terça: Noemi

Viver numa terra estrangeira por opção ou por conveniência é uma situação bem melhor que viver em terra estrangeira por força de algum motivo ruim. Por exemplo, ser um exilado ou um fugitivo, não ter direitos e não ser aceito por aquele povo, isso é doloro-so.

Elimeleque e Noemi formavam um casal jovem, com dois filhos, e moravam em seu país, Israel, especificamente na cidade de Belém, onde no futuro distante nasceria JESUS. Esses fatos ocorreram no tempo dos juízes, antes de haver rei em Israel. Então fez naquela terra uma severa seca, e houve escassez de alimento e fome.

Elimeleque, vendo que a situação estava dramática, resolve se mudar para outro pa-ís, o dos moabitas. Estes eram descendentes de Moabe, um dos filhos de Ló com sua filha (o outro filho de Ló formou os Amonitas). Esses Moabitas habitavam do outro lado do Mar Morto, uma região montanhosa, eram vizinhos dos israelitas, e também hostis a eles. Foram eles que contrataram Balaão para que amaldiçoasse o povo de Israel. “Uma vez que os e-domitas, os moabitas e os amonitas eram aparentados com os israelitas, não foi permitido a Moisés atacar ou tomar qualquer parte do país destes povos (Dt 2:4, 5, 9, 19). Contudo, Balaque, o rei de Moabe, ficou alarmado quando os israelitas conquistaram o território do rei Seom, tornando-se, deste modo, vizinhos de Moabe, a norte. Temendo não conseguir vencê-los pela força das armas, contratou Balaão, esperando enfraquecer os hebreus através de maldições. Por intervenção divina, as maldições transformaram-se em bênçãos. Seguin-do a sugestão de Balaão, as moabitas seduziram os israelitas para a idolatria e licenciosida-de (Nm 22-25). Por causa disso, os moabitas foram excluídos da congregação de Israel até à 10ª geração e foi dito a Israel que se mantivesse longe deles (Dt 23:3-6; Nm 13:1, 2)” (http://www.jesusvoltara.com.br/dicionariobiblico/moabe.htm).

Para esta terra que foi Elimeleque, sua esposa Noemi, e seus dois filhos Malom e Quiliom, que se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Mas faleceu Elimeleque, o que já deve ter sido uma tragédia, especialmente em terra estrangeira, naqueles tempos em que mulheres viúvas eram desprezadas. Passando o tempo, faleceram também os dois filhos dela, restando três viúvas. Que situação a de Noemi, pois se tornou viúva, em terra que não era sua pátria, cujo governo frequentemente se mostrava belicoso com Israel. Ela não só poderia sofrer discriminação como ser atacada por fanáticos. E também, como iria viver, obter o sustento, nessa situação? Esses eram tempos em que a uma mulher sem marido a sociedade se mostrava cruel.

Qual eram as condições de Noemi? Havia deixado sua terra natal por fome para vi-ver em terra estrangeira, portanto, encontrava-se em país estranho, pagão, inimigo de sua terra natal. O marido morreu, e também seus filhos, e fica só com duas noras, mas que ti-nham parentes nessa terra. No desespero, entre passar fome, e sem ninguém, decide retor-nar à sua terra natal, e tentar alguma coisa para se sustentar, por lá. Para o seu conforto, as duas noras decidem ir com ela. Mas ela entende o drama das noras, pois, assim como ali ela se sentia perdida em terra estranha, as noras se sentiriam perdidas em Israel, terra estranha a elas. Noemi, sabiamente, insta com elas que retornem às casas de seus respectivos pais, pois poderiam casar novamente, eram ainda jovens. Mas Rute permanece ao lado de Noe-mi, pronunciando um dos mais emocionantes trechos da Bíblia: “Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu DEUS é o meu DEUS” (Rute: 1:16). Essa é a frase de um converso de verdade.

Agora, decisão tomada por Rute, uma das duas, em algum lugar desse mundo, seria sempre estrangeira.

Vamos tentar imaginar as emoções de Noemi e Rute. Naquele momento de iminente separação, Rute se descobre apegada a sua sogra, e ao DEUS dela. Que família era a de Elimeleque? Eles haviam dado a seus filhos as instruções devidas, e quando se casaram com mulheres estrangeiras, pagãs, em vez de eles irem adorar os deuses estrangeiros (como mais tarde fez Salomão), conquistaram as mulheres para o DEUS de Israel. Pois bem, foi isso que resolveu a dramática situação de Noemi: agora Rute queria ir com ela, fazer parte de seu povo, e adorar o seu DEUS. Que emoção Noemi deve ter sentido quando a sua nora pronunciou essas palavras! Tanto que não insistiu mais que ela retornasse a seu povo e sua família. E, juntas, as duas foram enfrentar uma nova vida, na pátria de Noemi, onde agora Rute seria a estrangeira. E DEUS guiou tudo, pois elas não ficaram desampara-das. Não muito depois de chegarem em Israel, tendo que trabalhar duro para sobreviverem, Rute casa-se com Boás, e portanto, põe fim ao sofrimento e a incerteza. Desse casamento nasceu Obede, que gerou Jessé que gerou o rei Davi.

Onde foi que Elimeleque e Noemi acertaram, para que mais tarde, outra vez em dias maus, Noemi tivesse amparo? Acertaram em educar seus filhos na fé de seu DEUS, convertendo as duas noras, vindo uma delas a ir com sua sogra, e depois se casando com um israelita. Noemi e Elimeleque um dia ainda saberão que daquela fuga da seca para Moabe, da educação dada a seus filhos, resultou que uma das noras viesse a ser ancestral do rei Davi, e também do salvador JESUS. Esse mesmo JESUS que os guia-va em sua fidelidade, da saída de seus pais do Egito, e os guiava na terra dos moabitas, e os salvou de terra estranha, veio ao mundo para salvar a humanidade, e voltará ou-tra vez para resgatar aqueles que Lhe forem fiéis. Para Noemi, quando ressuscitar, quando souber do que aconteceu depois, será motivo de dupla emoção. Que valor teve a-quela fidelidade a DEUS!

Comentário de Sikberto Marks

0 comentários:



Blogger Templates