Queridos Amigos, aos Sábados a tarde estarei postando 24 estudos sobre Apocalipse. Sei que é importante esta mensagem, principalmente para aqueles que tem dificuldades em estudar o Livro de Apocalipse. Por isso vamos estudar de forma simplificada este livro. Se alguém tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários. Tentarei responder buscando ajuda de Pastores e Amigos entendidos no assunto.

ESTUDO 01 - O Apocalipse, um Livro Aberto




A maioria das pessoas em nosso País, ama e respeita a Bíblia e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vívidas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Bíblia tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Nesta série de estudos bíblicos, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro incansável, fechado à percepção presente. O anjo de Deus ordenou que não fosse selado ( Apocalipse 22:10 ), e alegre-se! É um livro aberto especificamente para a nossa época ( Apocalipse 22:10-12 ). Mais ainda: contém uma promessa de bênção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE

1. O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Apocalipse 1:1, 11, 19.

a. Deus deu a revelação a ..................................

b. Jesus Cristo a enviou por intermédio do .............................

c. O anjo a notificou a ..............................

d. São João recebeu ordem de ..................... o que havia ................. e mandar às sete .......................

e. Para mostrar aos ..................... as coisas que em breve devem acontecer.

Nota: João escreveu o livro de Apocalipse na rochosa ilha de Patmos ( Apocalipse 1:9 ), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Domiciano. Por causa de sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de máxima segurança. João escreveu sob circunstancias difíceis e desanimadoras.

2. A quem prometeu Deus uma bênção especial? Apocalipse 1:3.

"Bem-aventurados aqueles que .......................... e aqueles que ................... e ......................."

Nota: Sem dúvida, a razão principal da bênção aos que estudam e obedecem à Palavra de Deus é o seu conteúdo.

Jesus disse: "...e são elas mesmas que ............................................. " João 5:39

3. Que método usava Jesus para explicar a profecia? São Lucas 24:27.

"E, começando por ..............................., discorrendo ..............................., expunha-lhes o que a Seu respeito constava ..................................."

Nota: Jesus buscou o que outros escritores da Bíblia haviam dito sobre o tema. Seu método, sem dúvida, é o correto; permitir que a Bíblia se explique a si mesma.

A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento. Taylor G. Bunch diz que 27 livros dos 39 do Antigo Testamento são citados em Apocalipse, e dos 404 versículos, 276 são citações de outros autores bíblicos. Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.

COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

4. Que método usou Deus para dar a São João a revelação do Apocalipse? Apocalipse 1:11, 12.

a. "O ...................................... que escreve..."

b. "Voltei-me para ver ................................ comigo e, voltado vi sete candeeiros de ouro."

Nota: Ao ler Apocalipse, notamos que Deus estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com seus ouvidos. Portanto, João, ao informar as visões, diz: "Eu vi" ou "olhei" e "ouvi", ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, Deus está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que Deus revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

5. Por que Jesus falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos? São Lucas 8:10

"... para que ............................... não .............................; e .............................. não ..........................."

Nota: Jesus falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem literal, há muito que os inimigos de Deus o teriam destruído. Deus, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para "os Seus servos" ( Apocalipse 1:1. )

Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Bíblia nos diga o que significam. Escreva o significado encontrado ao lado de cada símbolo:

a. Animal: Daniel 7:23 ...................................................

b. Aguas: Apocalipse 17:15 ..................................................

c. Dia profético: Ezequiel 4:6, 7 ......................................................

AUTORIDADE DA PROFECIA BÍBLICA

6. Quanta segurança existe na palavra profética? II São Pedro 1:16, 18, 19.

"Temos assim tanto mais .................................................. a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la..."

7. De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia?

a. II São Pedro 1:20 "Nenhuma ........................................... da Escritura provém de ............................"

b. Apocalipse 22:18, 19 "... se alguém lhe fizer qualquer ...........................   ... se alguém tirar qualquer coisa das ........................................  do livro .............................., Deus tirará a sua parte da árvore da vida."

Nota: A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Isaias 29:10-14; São Mateus 13:14.

8. Quanto da Santa Escritura é inspirado? II Timóteo 3:16......................................................

9. Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que Deus nos dá em Seu Livro Sagrado? São João 7:17.

"Se alguém quiser fazer a ................................, conhecerá a respeito da ................................, se ela é de .............................. ou se falo por Mim mesmo."

10. Que promessa fez Jesus aos que obedecem? Apocalipse 3:10.

"Eu te guardarei da hora da ........................... que há de vir sobre o ........................................."

MINHA DECISÃO - Compreendendo o grande privilégio que Deus me dá de conhecer as verdades espirituais concernentes a Jesus no livro do Apocalipse, desejo respeitar Sua santa vontade.


Estudos extraídos do site: http://www.jesusvoltara.com.br/






1 comentários:



Cida Kuntze disse...

Oi Vania querida!
Que ótima essa iniciativa dos estudos. Parabéns!
Vou estar acompanhando.
Beijos amigaaa.

Blogger Templates