Contando a História de Abraão - I

Aos setenta anos de idade, Terá era pai de três filhos: Abrão, Naor e Harã. Harã tinha um filho chamado Ló. Mas Harã morreu cedo. Morreu em Ur dos Caldeus, onde tinha nascido. Terá, o pai dele, ainda vivia quando Harã morreu.
Nesse meio tempo, Abrão e Naor casaram. Abrão casou com uma moça chamada Sarai. Naor casou com Milca, filha de Harã e irmã de Ló. Sarai não tinha filhos.
Terá resolveu partir para a terra de Canaã. Levou com ele seu filho Abraão, seu neto Ló - filho do finado Harã - e sua nora Sarai. Saíram de Ur dos Caldeus para ir a Canaã, mas pararam em uma cidade chamada Harã, e lá ficaram. Ali Terá morreu.

Depois da morte de Terá, Deus disse a Abrão: "Deixe a sua terra e os seus parentes. Vá para uma terra que eu mesmo vou mostrar. "Faça isso, e eu farei de você o pai de uma grande nação. Abençoarei você e farei que o seu nome fique famoso. E você será uma bênção para outros. "Abençoarei aqueles que abençoarem você. Amaldiçoarei aqueles que amaldiçoarem você."O mundo inteiro será abençoado por sua causa!"

Abrão obedeceu ao Senhor, e partiu. Estava com setenta e cinco anos quando começou a viagem. Ló foi com ele. Abrão levou Sarai, sua mulher, Ló, seu sobrinho, e todos os bens e escravos que tinha conseguido em Harã. Partiram para Canaã e chegaram lá.

Abrão percorreu a terra de Canaã até o carvalho de Moré, perto de Siquém. Acampou ali. Nesse tempo os cananeus viviam naquele território. O Senhor apareceu a Abrão, e disse: "Vou dar esta terra aos seus descendentes." Abrão construiu um altar ali, para comemorar o aparecimento do Senhor.

Depois saiu daquele lugar. Viajou para o sul, até à região montanhosa situada entre Betel, a oeste, e Ai, a leste. Acampou ali, fez um altar e orou ao Senhor. Mais tarde Abrão saiu dali. Seguiu viagem, indo sempre em direção ao Neguebe. Naquela época houve terrível fome na região toda. Abrão desceu ao Egito, para sobreviver. Quando estava chegando no Egito, Abrão disse a Sarai, mulher dele: "Você é muito bonita.

Quando os egípcios virem você, vão dizer: 'Esta é a mulher dele. Vamos matar o marido e ficar com a mulher!' Mas se você disser que é minha irmã, eles me tratarão bem por sua causa, e me deixarão com vida. Foi dito e feito! Mal chegaram no Egito, os egípcios repararam na grande beleza de Sarai.

Os oficiais do palácio real viram Sarai. Falaram da beleza dela a Faraó. A mulher de Abrão foi levada para a casa de Faraó! Faraó tratou bem de Abrão, por causa de Sarai. Com isso Abrão progrediu muito. Logo era dono de muitas ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, e camelos.

Mas o Senhor mandou grandes pragas a Faraó e à casa dele, por causa de Sarai. Faraó mandou chamar Abrão."Que foi que você me fez?" perguntou ele."Por que não disse que ela era sua mulher? Por que disse que era sua irmã? Por isso tomei Sarai para ser minha mulher. Agora, aqui está a sua mulher. Vá embora com ela! Faraó mandou Abrão sair do Egito. E deu ordens para que fosse levado para fora do país por um grupo armado. Assim saíram Abrão, sua mulher e tudo que possuía.

0 comentários:



Blogger Templates